Tech 16 Mar
A Adobe lançou nesta terça-feira, 21, seu novo gerador de imagens por inteligência artificial (IA) chamado "Firefly", plataforma que se assemelha ao DALL-E AI, da OpenAI, criando arquivos de imagem a partir da descrição fornecida pelo usuário. Essa tecnologia não é tão nova quanto parece e também tem uma versão desenvolvida pelo Google, o Imagen.
No caso da ferramenta da Adobe, o funcionamento é praticamente o mesmo que encontramos em IAs "rivais", como o Midjourney, por exemplo, com destaque para a integração com o enorme banco de dados da Adobe Stock. Essa compatibilidade expande o acervo de opções que podem ser consultados pelo Firefly ao criar uma renderização.
Segundo a empresa, a novidade traz uma interface otimizada e funcionamento simplificado buscando oferecer uma experiência mais simples se comparado com os concorrentes. A expectativa é de que futuramente a IA seja integrada aos softwares de edição Photoshop, Illustrator e Premiere, mas enquanto não acontece a disponibilidade se dá por meio de um website.
O Firefly deve criar os projetos baseados na descrição e características informadas pelo usuário, no entanto, a diferença está no aperfeiçoamento através do catálogo de imagens. Em um vídeo compartilhado pela desenvolvedora nota-se o suporte para pincéis e vetores através do Firefly, recurso que deve otimizar o processo de criação.
"Com Firefly, todos que criam conteúdo — independentemente de sua experiência ou talento — poderão usar suas próprias palavras para gerar conteúdo do jeito que sonham", disse o Vice-presidente de IA generativa da Adobe, Alexandru Costin, em entrevista ao TechCrunch.
Comentários