Tech 22 Mar
Cientistas criaram uma espécie de espelho com capacidade de refletir ondas eletromagnéticas. A novidade foi desenvolvida por especialistas do Centro de Pesquisa Científica Avançada no Centro de Graduação CUNY, nos Estados Unidos, e apresenta conceitos de reflexão temporal.
Na prática, esse item não funciona da mesma forma que os espelhos que você tem em casa. No caso dos itens domésticos, a pessoa que olha no espelho, ela vê a imagem de reflexão espacial produzida por ondas de luz eletromagnéticas refletidas nesta superfície espelhada.
As reflexões do tempo, por sua vez, são despertadas quando todo o meio no qual a onda está viajando muda de propriedade de forma abrupta e repentina atrás do espaço. Dessa maneira, uma parte dessa onda é invertida no tempo e a frequência dela se converte em uma nova frequência.
O estudo sobre esse tipo de reflexo ocorre há cerca de 60 anos pelos cientistas. Esse resultado foi obtido por meio de um metamaterial personalizado, feito com propriedades não encontradas na natureza. Em uma tira sinuosa de metal de 6 metros de comprimento, os pesquisadores injetaram sinais de banda larga. Foram necessários interruptores eletrônicos conectados a capacitores de reservatório.
Ao acionar todos os interruptores ao mesmo tempo, os cientistas foram capazes de criar uma mudança rápida e grande. Andrea Alù compõe o time de pesquisadores e, em comunicado, falou:
Usando um design de metamaterial sofisticado, conseguimos perceber as condições para alterar as propriedades do material no tempo de forma abrupta e com um grande contraste.
Com isso, as aplicações desse conceito podem ser usadas para comunicação ultrarrápida e computação por meio da luz.
Veja também: a descoberta de uma enzima que produz eletricidade usando ar por cientistas, além de um robô de metal líquido testado recentemente.
Comentários