Economia e mercado 26 Jul
A Loongson anunciou o processador 3D5000 com 32 núcleos e arquitetura proprietária LoongArch. Mesmo que não seja muito popular entre o público geral, a empresa é conhecida entre as pessoas mais entusiastas. O chip, por sua vez, tem como foco a operação em data centers.
Em geral, a CPU promete ter uma velocidade que supera a dos chips baseados em arquitetura ARM em até 4x. Sua estrutura, enfim, é composta por suas unidades da geração anterior, chamada de "3C5000" em um único pacote. Dessa forma, ele chega aos 32 núcleos de operação.
Para se ter uma ideia da performance desse chip, o nível de desempenho se assemelha aos chips Zen e Zen+ da AMD. Além disso, ele opera com frequências de 2,0 GHz, possui 64MB de cache L3 e ainda tem suporte a oito canais de memória para módulos do tipo DDR4-3200.
Um outro ponto que chama a atenção nesse processador é que ele possui ajustes automáticos de frequência e voltagem. Portanto, ele consegue passar a maioria do tempo trabalhando a 150 W, mesmo que o seu consumo seja estabelecido em 300 W. Há também mecanismos personalizados para contornar falhas de segurança.
Em resumo, a Loongson não criou um produto para superar grandes fabricantes como Intel e AMD, mas sim para tornar os data centers chineses menos dependentes de soluções estrangeiras. Enquanto isso, a própria AMD teve um suposto novo chip para a categoria listado no Linux 6.4 e ela tem sido foco de especulações a respeito da sua linha de chips EPYC.
Quanto ao Loongson, os preços dos processadores não foi revelado e a empresa deve ofertar o componente somente em território chinês;
¡Emocionantes noticias en el mundo de la tecnología! En el Foro de Innovación en Tecnología de la Información de China en Hebi el 8 de abril, Zhang Ge, el Vicepresidente de Loongson Technology, presentó el nuevo procesador de alto rendimiento para servidores: Loongson 3D5000. pic.twitter.com/ayMaTu71e3
— Kernel (@Kernelyoutube) April 8, 2023
Comentários