Tech 29 Jan
Cientistas descobriram 30 mil vírus desconhecidos que estavam escondidos no DNA de micróbios. A princípio, eles chegam a ocupar até 10% do código genético de seres unicelulares. Entretanto, apesar do nome passar uma impressão negativa, pode ser que este não seja o caso da novidade.
Isso porque a suspeita dos pesquisadores é de que esses vírus sirvam de ajuda ao hospedeiro para combater outras espécies mais nocivas de vírus. Então, mesmo que eles utilizem o seu DNA para sobreviver e replicar, não são criaturas que chegam ao ponto de adoecer as criaturas que infectam.
A descoberta se deu por acaso, visto que os cientistas queriam estudar um novo tipo de vírus encontrado na Áustria. Nesse sentido, a curiosidade dos pesquisadores os levou a fazer um estudo de larga escala para testar todos os micróbios com sequências de DNA conhecidas.
Isso foi feito porque eles não sabiam quais organismos poderiam ser infectados pelos agentes nas águas do lago Gossenköllesee. Com a ajuda de um conjunto de computadores de alta performance da Universidade de Innsbruck chamado Leo, uma grande quantidade de informações foi analisada para chegar na descoberta de 30 mil vírus embutidos no genoma dos micróbios.
A novidade foi publicada no periódico científico Microbiology e de acordo com as descobertas, a presença deles pode ser benéfica para ajudar a salvar o hospedeiro no caso de invasores. afinal, eles ajudam a reprogramá-los para construir virófagos (vírus que parasitam vírus) ao invés de se replicar.
Confira também: bactérias criadas por cientistas que combatem tumores em camundongos e células artificiais usadas por pesquisadores brasileiros em testes de combate ao câncer.
Comentários