LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rio de Janeiro deve permitir revisão de carro fora da concessionária sem perda de garantia

19 de maio de 2023 4

Enquanto o governo federal trabalha para a volta do “carro popular”; em breve, o Rio de Janeiro deverá permitir que automóveis passem por revisão fora da concessionária, sem que isso gere perda da garantia. É o que estabelece o Projeto de Lei 3.795/18, do deputado Rosenverg Reis (MDB).

A proposta passou por aprovação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e agora aguarda sanção do governador Cláudio Castro (PL). Apesar de os veículos serem os principais impactados no projeto, eles não são o único tipo de produto impactado.

Imagem: Reprodução

A medida também vale para as revisões e serviços realizados em qualquer bme durável, enquanto inserido no período que engloba a garantia contratual. Além disso, o texto estabelece que os itens obrigatórios e de segurança sejam observados pela assistência técnica ou pela oficina escolhida, desde que a substituição seja exigida pela fabricante ou esteja no período de cobertura.

A troca de peças e outros serviços precisarão ser devidamente detalhados na nota fiscal, com a necessidade de ser anexada ao manual do bem durável. Para completar, as peças substituídas precisarão ser originais ou recomendadas pelo fabricante, com possibilidade de aplicação de multa caso a norma não seja seguida.

“A Constituição Federal assegura que ninguém pode ser compelido a realizar serviços em determinados estabelecimentos. Assim, devemos garantir que os donos de carros novos, dentro da garantia, possam ficar despreocupados quanto a perderem essa segurança.”


Rosenverg Reis

Deputado estadual e autor do PL 3.795/18

O texto segue para o governador Cláudio Castro, que terá um prazo de até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o Projeto de Lei 3.795/18.

E aí, qual é a sua avaliação sobre a proposta aprovada pela Alerj para os motoristas do Rio de Janeiro? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


4

Comentários

Rio de Janeiro deve permitir revisão de carro fora da concessionária sem perda de garantia
  • Bobagem. A maioria das marcas tem preços de revisões tabelados e bem acessíveis.

      • Vão reduzir a garantia para 1 ano, isso se não reduzir para os 90 dias obrigatórios. E vão dar a garantia estendida como bônus, se fazer as manutenções na rede da marca. Vai continuar igual, e não vai adiantar nada o projeto de lei. Quer resolver isso? Tem que baixar os impostos e facilitar a entrada de outras marcas no mercado brasileiro. A concorrência faz o preço cair e reduzir a burocracia e impostos, ajuda nisso.

          • Interessante, pois assim a CSS que cobram preços absurdos vão repensar os valores que elas cobram.

              • Se for aprovada aposto que as marcas vão voltar a reduzir o tempo de garantia dos carros

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista