Economia e mercado 12 Dez
Atualização (15/12/2023) - MR
A Naughty Dog anunciou o cancelamento do jogo online situado no universo de The Last of Us. Em um pronunciamento, o estúdio diz que sabia que muitos estavam ansiosos por notícias pelo projeto chamado The Last of Us Online.
Logo em seguida, a desenvolvedora diz que não há uma forma fácil de dizer isso, mas que tomou a decisão de parar o desenvolvimento do jogo. No mês passado, um dos diretores do título havia confirmado que The Last of Us Online ainda estava em produção.
Em seu site oficial, a Naughty Dog reconhece que a notícia será decepcionante para muitos jogadores, especialmente para a comunidade que aguardava pelo título multiplayer ansiosamente.
Vale lembrar que rumores citavam que a Sony havia diminuído a escala do multiplayer de The Last of Us há alguns meses após recomendações da Bungie. Em maio, o site Bloomberg revelou que o número de pessoas envolvidas no projeto foi reduzido.
Logo após a reportagem da Bloomberg, a Naughty Dog foi ao Twitter explicar que o multiplayer de The Last of Us iria precisar de mais tempo em desenvolvimento, mas não explicou os motivos para isso.
No pronunciamento oficial, a Naughty Dog conta que a equipe estava envolvida com o multiplayer desde o desenvolvimento de The Last of Us II, criando uma experiência que seria única e com muito potencial.
Apesar de estarem satisfeitos com a direção que estavam prosseguindo, perceberam que precisariam utilizar todos os recursos do estúdio para dar suporte a conteúdo pós-lançamento, afetando o desenvolvimento de títulos single-player e virando uma empresa de jogos como serviço.
Para não afetar a tradição da Naughty Dog de trazer experiências narrativas que definiram o estúdio, foi tomada a decisão de abandonar o projeto multiplayer. Por último, a empresa agradece o apoio da comunidade e diz ter um título single-player ambicioso em desenvolvimento, mas não entra em detalhes.
Atualização (06/11/2023) - MR
O diretor do projeto multiplayer de The Last of Us confirmou que ainda trabalha no jogo. No mês passado, um rumor sugeria que o desenvolvimento do game havia parado após diversas demissões.
Após divulgar um tuíte contando que completou Super Mario Bros. Wonder, o diretor Vinit Agarwal confirmou que continua no desenvolvimento do projeto.
Agarwal não dá maiores detalhes, mas cita em seu tuíte que continua trabalhando no desenvolvimento do multiplayer de The Last of Us. Ele não entra em detalhes, mas aparenta ter soltado a informação porque já previa diversas perguntas a respeito do projeto.
Há alguns meses, o jornalista Jason Schreier da Bloomberg disse que quatro fontes haviam revelado que o projeto estava com grandes dificuldades no desenvolvimento e poderia até ser cancelado.
I did it! Wow that was hard, easily 300+ Marios dead in the process.
— Vinit Agarwal (@vinixkun) November 4, 2023
And so this tweet can live on in peace… yes, I’m still working on that game. pic.twitter.com/a5Avx9Xl8H
Um pouco antes da publicação do artigo, a Naughty Dog emitiu um comunicado em suas redes sociais dizendo que o multiplayer de The Last of Us precisaria de mais tempo em desenvolvimento.
Aparentemente, a Sony teria reduzido a escala do projeto e parou o desenvolvimento para reavaliar a qualidade e viabilidade a longo prazo, remanejando parte dos programadores para a produção de outros games não especificados.
No mês passado, o site Kotaku alegou que o desenvolvimento do jogo havia sido pausado após a Naughty Dog reduzir o número de contratos de dezenas de trabalhadores, demitindo alguns desenvolvedores para cortar custos.
Atualização (03/10/2023) - por DT
O jogo multiplayer de The Last of Us pode estar com o desenvolvimento totalmente parado. O estúdio Naughty Dog, responsável pelo projeto, começou a reduzir os contratos de dezenas de trabalhadores e demitiu alguns colaboradores para cortar custos.
De acordo com informações do site Kotaku, as demissões foram comunicadas internamente no estúdio com sede em Santa Monica, na Califórnia, na semana passada. Departamentos que vão da arte à produção foram impactados pelas baixas nos quadros.
A maioria dos demitidos trabalhou em testes de garantia de qualidade. As fontes disseram ao Kotaku que pelo menos 25 desenvolvedores foram comunicados dos seus desligamentos. O número de funcionários da Naughty Dog era superior a 400 em julho.
Ainda segundo a Kotaku, o modo multiplayer de The Last of Us não foi cancelado, mas o seu desenvolvimento está parado no momento. A informação reforça rumores que surgiram há alguns meses sobre graves problemas no projeto do jogo.
A Sony foi procurada pelo site, mas não comentou sobre o assunto. A Naughty Dog não é o único grande estúdio a enfrentar demissões este ano. Atualmente responsável por Halo, a 343 Industries, foi duramente atingida por demissões em massa em janeiro.
Além disso, várias empresas de games como Electronic Arts, Ubisoft, Epic Games e Embracer aumentaram a contagem nas últimas semanas e meses, com muitos desenvolvedores cada vez mais nervosos com o fluxo constante de mais más notícias de colegas.
Texto original (29/05/2023)
The Last of Us: jogo multiplayer pode estar com problemas graves de desenvolvimento
Na semana passada, a Sony realizou a tão esperada PlayStation Showcase, que apesar de contar com uma série de anúncios de jogos inéditos, acabou deixando alguns fãs desapontados com a falta de novidades sobre jogos anunciados anteriormente, tais como The Wolverine, o multiplayer de The Last of Us, Rise of the Ronin e tantos outros, assim como uma presença mais forte dos estúdios mais antigos da Sony.
Ao que parece, a falta de novidades sobre o jogo multiplayer de The Last of Us se devem a problemas graves no desenvolvimento do jogo, ao menos é o que diz o renomado jornalista Jason Schreier.
Anunciado oficialmente durante a Summer Game Fest 2022, o multiplayer de The Last of Us seria incluído inicialmente como um modo complementar do segundo jogo da franquia, mas acabou crescendo em escala ao ponto de se tornar um jogo separado.
Desde então, tudo o que vimos foram algumas artes conceituais do título, assim como alguns detalhes esporádicos compartilhados em entrevistas com os desenvolvedores.
Logo após a PlayStation Showcase, o Naughty Dog compartilhou uma mensagem em suas redes sociais para explicar o motivo da falta de novidades do jogo na apresentação, afirmando que eles precisam de mais tempo de desenvolvimento para mostrar o jogo.
— Naughty Dog (@Naughty_Dog) May 26, 2023
Mesmo com a mensagem, Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, diz ter sido informado por quatro fontes, com conhecimento sobre o assunto, que o projeto está em grandes dificuldades e pode até acabar sendo cancelado.
Segundo ele, a Sony decidiu reduzir a escala do projeto e abrandou o desenvolvimento enquanto reavaliam a qualidade e viabilidade a longo prazo. No entretanto, enquanto um pequeno grupo trabalha no projeto, a maioria dos trabalhadores passaram para outros projetos.
Jeff Grubb, outra fonte conhecida na indústria dos games, reagiu à notícia de Schreier com um comentário em que diz ter ouvido que o jogo "parece mesmo o primeiro título serviço de um estúdio e que a Naughty Dog queria fazer as coisas à sua maneira, o que provavelmente não deu muito certo com o projeto."
All I've heard about this game is that it looks a lot like a studio's first live-service game, and that Naughty Dog wanted to do things its way, which maybe didn't bode well for Factions. https://t.co/sTnMRAQ652
— Grubb (@JeffGrubb) May 26, 2023
Schreier complementa a notícia afirmando que o Bungie, estúdio responsável por Destiny e recém-adquirido pela Sony, não ficou nada impressionada com o trabalho da Naughty Dog e levantou várias questões sobre a capacidade do jogo em manter os jogadores ativos a longo prazo.
Como sempre, devemos tratar as informações como um rumor, mas dada a credibilidade das fontes e o comunicado do estúdio, fica difícil não acreditar.
Comentários