LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uber expande parceria com órgãos de segurança pública para acelerar respostas às emergências

16 de junho de 2023 2

Atualização (16/06/2023) - por DT

A Uber anunciou nesta semana a expansão do seu programa de cooperação com os órgãos de segurança pública para acelerar respostas a possíveis emergências durante as corridas. A iniciativa agora chegou ao estado do Amazonas, na região Norte do Brasil.

A empresa assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) que prevê a integração do botão "Ligar para a Polícia" do aplicativo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do estado.


Vale destacar que o Ciops do Amazonas reúne as instituições envolvidas no atendimento a emergências na área de segurança pública e defesa da cidadania em um mesmo local, por meio do telefone 190, segundo a SSP-AM.

De acordo com a Uber, essa iniciativa, pioneira no Norte do país, usa os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do app para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma bem mais precisa.

Além da localização em tempo real, as autoridades têm acesso aos detalhes da viagem assim que o botão "Ligar para a Polícia" é acionado. Informações como a placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone, são exibidas.

A integração com o 190 no Amazonas é a terceira em todo o país. Atualmente, a ferramenta já funciona nos estados do Maranhão e do Rio de Janeiro. A expectativa da Uber é que essa integração seja expandida para todo o Brasil com o passar dos meses.

A Uber anunciou nesta quinta-feira (1º) que os usuários e motoristas parceiros da plataforma no Maranhão passam a contar com a integração do botão "Ligar para a Polícia" do aplicativo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do estado.

A integração tecnológica foi implantada após a assinatura de um termo de cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e a Uber, em fevereiro deste ano, para o devido compartilhamento de dados em tempo real no atendimento de emergências.


A partir de agora, toda vez que um passageiro ou motorista utilizar o botão para ligar para a polícia por meio do app, o serviço de emergência vai automaticamente receber a localização em tempo real e as informações da viagem em questão.

De acordo com a Uber, as autoridades policiais ficam sabendo o trajeto, a localização e os dados do veículo, do usuário e do motorista. Isso permite uma resposta mais rápida e precisa da força policial em casos de uma ação criminosa.


A nova ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa, segundo a empresa.

O Maranhão é o primeiro estado na região Nordeste e o segundo no país a disponibilizar o serviço. O Rio de Janeiro foi o pioneiro. A expectativa da Uber é que a opção seja expandida para todo o Brasil, em cooperação com as autoridades locais dos estados.

“Fazer com que os dados do veículo, dos usuários e principalmente a geolocalização do chamado cheguem diretamente na tela do operador é uma forma pela qual nossa tecnologia pode ajudar as forças de segurança a proverem uma resposta ainda mais rápida e eficiente, ajudando a tornar as viagens cada vez mais seguras”, destacou Leandro Segalla, gerente de Segurança Pública da Uber focado no relacionamento com autoridades policiais.

Uber

Desenvolvedor: Uber Technologies, Inc.

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


2

Comentários

Uber expande parceria com órgãos de segurança pública para acelerar respostas às emergências
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista