LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Histórico! Agência Espacial Europeia faz a primeira 'live' de Marte

02 de junho de 2023 0

A Agência Espacial Europeia (ESA), realizou nesta sexta-feira (2), pela primeira vez na história, uma espécie de "live" transmitida diretamente de Marte. A transmissão começou às 13h, no horário de Brasília, durou quase uma hora e trouxe novas imagens do Planeta Vermelho.

De acordo com a ESA, as imagens marcianas não eram bem ao vivo, pois a velocidade da luz não permitiria que essa informação chegasse à Terra em tempo real. Em média, demorou 18 minutos para os registros chegarem por aqui para a visualização.

Todos os registros foram capturados pela Câmera de Monitoramento Visual (VMC) a bordo do orbitador Mars Express e foram recebidos por uma antena espacial da Estação Cebreros, na Espanha. A live apresentou novas imagens marcianas a cada 50 segundos.

O objetivo dessa ação histórica foi comemorar o 20º aniversário da missão Mars Express, da ESA, que desde 2003 registra o Planeta Vermelho. As equipes passaram os últimos meses criando ferramentas que permitiriam essa transmissão.

A ESA destacou que a VMC, apelidada de Mars Webcam, não é uma câmera planejada para divulgação de imagens. O seu objetivo há cerca de 20 anos era apenas monitorar a separação do lander Beagle 2 da espaçonave MEX. Por isso os registros não são muito nítidos.

“Essa é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase 3 milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, disse James Godfrey, gerente de Operações de Naves Espaciais no centro de controle de missão da ESA em Darmstadt, na Alemanha.

As filmagens “ao vivo” são raras, pois existem somente alguns exemplos históricos de voos espaciais com transmissão de vídeo em tempo real. Alguns dos mais notórios foram os das missões DART e LCROSS, da Nasa.


0

Comentários

Histórico! Agência Espacial Europeia faz a primeira 'live' de Marte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista