Tech 03 Jul
Outro telescópio foi lançado ao espaço com participação do Brasil. Trata-se do Euclid, equipamento da Agência Espacial Europeia que vai estudar a matéria escura. Ele chegou ao espaço por meio do foguete Falcon 9 e foi rastreado pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal.
A operação foi executada no último sábado (1º) e durante a realização, o CLBI fez a coleta de dados de telemetria da aeronave em tempo real. Nesse sentido, as informações possuem muita importância, visto que mencionam pontos como as condições e trajetória do foguete. Além disso, tudo é transmitido para o centro de controle da missão da SpaceX.
Para evitar qualquer problema, os militares e civis do Centro foram treinados por funcionários da SpaceX e ESA. Dessa forma, eles foram capacitados para fazer a manutenção e uso dos equipamentos de rastreamento. Os profissionais, portanto, foram qualificados para que pudessem garantir a segurança e fazerem intervenções, se fosse preciso.
Erivando Pereira Souza, coronel e diretor do CLBI, comentou sobre a novidade:
A participação e o sucesso na Operação Euclid evidenciam a capacidade operacional dos meios e dos recursos humanos do CLBI, o que pôde ser comprovado também por meio das interações de nossos civis e militares com novas tecnologias e com equipes de ponta no mundo
Caso não saiba, essa não foi a primeira vez que o Brasil participou do lançamento de um telescópio. Em 2021, o mesmo CLBI acompanhou o lançamento do James Webb. Por fim, veja também os detalhes sobre o BINGO, um radiotelescópio brasileiro que ficará a cargo de estudar matéria escura.
Comentários