24 Agosto 2024
O robô Perseverance, da Nasa, encontrou matéria orgânica em Marte, de acordo com artigo publicado na revista Nature na quarta-feira (12). Apesar da importância do feito para o dispositivo lançado no inóspito planeta vermelho em 2020, em busca de vestígios de vida, a publicação não revela que moléculas foram encontradas na chamada cratera Jezero.
O material pode apontar que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que o imaginado. Em 2022, a Nasa já havia divulgado que o Perseverance encontrou sinal de possível vida microbiana no planeta. Estima-se que a Jezero foi um lago há bilhões de anos. A hipótese mais aceita para explicar o achado é a interação entre a água e a rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisão de meteoros.
O dispositivo responsável por realizar as análise foi batizado de SHERLOC —algo como explorando ambientes habitáveis com raman e luminescência para orgânicos e produtos químicos— e permite a cartografia e a análise minuciosa de substâncias orgânicas presentes nos minerais. No total, o SHERLOC tinha dez alvos ao todo para examinar, e neles todos foram identificadas substâncias orgânicas.
O foco do projeto é não apenas obter um melhor entendimento da formação e evolução inicial do planeta, mas também analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e interpretar o potencial de o planeta já ter abrigado vida. Esse acontecimento segue um feito semelhante alcançado pelo James Webb. O super telescópio detectou pela primeira vez uma molécula de carbono no espaço, um componente essencial para a formação da vida.
Comentários