
Economia e mercado 11 Ago
01 de setembro de 2023 0
A NASA, agência espacial dos EUA, divulgou ontem, quinta-feira (31), imagens de uma cratera de cerca de 10 metros de diâmetro na Lua que pode ter sido causada pela missão russa Luna-25, a tentativa da Rússia de chegar ao polo Sul da Lua que fracassou.
A espaçonave foi lançada em 10 de agosto, saiu do controle e se chocou contra a Lua no dia 19 do mês passado. A agência especial russa confirmou que a sonda “explodiu depois de uma colisão com a superfície lunar”, o que causou a cratera.
Essa foi a primeira missão lunar da Rússia em 47 anos e a expectativa era que a sonda fizesse pesquisas no polo sul do satélite terrestre. O grande buraco na Lua deixado pela colisão foi localizado pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA.
A agência espacial dos EUA explicou no comunicado divulgado que “como esta nova cratera está próxima do ponto de impacto estimado da Luna-25, a equipe da LRO concluiu que é provável que seja dessa missão, e não de um impacto natural”.
Segundo a agência de serviços espaciais da Rússia, chamada de Roscosmos, a base perdeu contato com a espaçonave Luna-25 às 8h57min (no horário de Brasília) do dia 19 de agosto. Antes disso, o equipamento havia desviado do trajeto previsto.
A Roscosmos também destacou que uma comissão interdepartamental especial foi formada para investigar as razões da perda da espaçonave Luna-25. Com esse equipamento, a Rússia pretendia voltar à corrida espacial. A Índia foi a primeira a pousar no polo sul da Lua.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários