
Economia e mercado 10 Nov
03 de outubro de 2023 27
A Anatel lançou nesta terça-feira (3) a tomada de subsídios para que se possa começar o desligamento de redes 2G e 3G no Brasil. Mais precisamente, a ação foi feita pela superintendência de Outorgas e Recursos a prestação da agência. Nesse sentido, a ideia é ouvir da sociedade e do mercado as:
possíveis medidas para fomentar um planejamento para a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis, a serem adotadas por todos os agentes envolvidos (prestadoras do SMP, fabricantes de equipamentos de telecomunicações, usuários e Anatel), e quanto aos potenciais impactos que tais medidas teriam sobre os mencionados agentes
A superintendência, inclusive, diz que os dispositivos compatíveis apenas com os padrões de conexão citados usam os espectros de forma menos eficiente. Do mesmo modo, foi mencionado o custo para a manutenção de ecossistemas isolados que estão ficando obsoletos.
Veja a seguir os questionamentos feitos pela Anatel:
1 - Quais são as medidas que as prestadoras de serviços de telecomunicações poderiam adotar para fomentar a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?
2 - Quais são as medidas que os fabricantes de equipamentos de telecomunicações poderiam adotar para fomentar a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?
3 - Quais são as medidas que os usuários de serviços de telecomunicações poderiam adotar para de fomentar a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?
- 4 - Quais são as medidas que a Anatel poderia adotar para fomentar um planejamento para a transição definitiva de tecnologias dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?
- 4.1 - A interrupção da homologação de equipamentos restritos ou compatíveis apenas com as tecnologias 2G e 3G, de forma coordenada com os agentes do setor, seria uma medida viável para incentivar o planejamento dessa transição definitiva dos padrões tecnológicos 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?
5 - Existem outros aspectos que devem ser considerados pela Anatel na transição definitiva de tecnologias dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?
A novidade foi anunciada pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, na abertura do Futurecom 2023. Ele afirmou que o tema irá gerar muito debate e que recomendou que se respondam à consulta. A abertura de subsídio se manterá aberta por 30 dias.
Veja também: o crescimento do 5G no Brasil e o desempenho da TV paga no país, conforme dados do órgão.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários