LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel anuncia tomada de subsídios para desligar as redes 2G e 3G no Brasil

03 de outubro de 2023 27

A Anatel lançou nesta terça-feira (3) a tomada de subsídios para que se possa começar o desligamento de redes 2G e 3G no Brasil. Mais precisamente, a ação foi feita pela superintendência de Outorgas e Recursos a prestação da agência. Nesse sentido, a ideia é ouvir da sociedade e do mercado as:

possíveis medidas para fomentar um planejamento para a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis, a serem adotadas por todos os agentes envolvidos (prestadoras do SMP, fabricantes de equipamentos de telecomunicações, usuários e Anatel), e quanto aos potenciais impactos que tais medidas teriam sobre os mencionados agentes

A superintendência, inclusive, diz que os dispositivos compatíveis apenas com os padrões de conexão citados usam os espectros de forma menos eficiente. Do mesmo modo, foi mencionado o custo para a manutenção de ecossistemas isolados que estão ficando obsoletos.

Veja a seguir os questionamentos feitos pela Anatel:

Questionamentos da Anatel sobre a tomada de subsídios para desligar redes 2G e 3G

1 - Quais são as medidas que as prestadoras de serviços de telecomunicações poderiam adotar para fomentar a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?

2 - Quais são as medidas que os fabricantes de equipamentos de telecomunicações poderiam adotar para fomentar a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?

3 - Quais são as medidas que os usuários de serviços de telecomunicações poderiam adotar para de fomentar a transição tecnológica dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?


  • 4 - Quais são as medidas que a Anatel poderia adotar para fomentar um planejamento para a transição definitiva de tecnologias dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?
    • 4.1 - A interrupção da homologação de equipamentos restritos ou compatíveis apenas com as tecnologias 2G e 3G, de forma coordenada com os agentes do setor, seria uma medida viável para incentivar o planejamento dessa transição definitiva dos padrões tecnológicos 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?

5 - Existem outros aspectos que devem ser considerados pela Anatel na transição definitiva de tecnologias dos padrões 2G e 3G para os padrões 4G e 5G, utilizados em sistemas móveis?

A novidade foi anunciada pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, na abertura do Futurecom 2023. Ele afirmou que o tema irá gerar muito debate e que recomendou que se respondam à consulta. A abertura de subsídio se manterá aberta por 30 dias.

Veja também: o crescimento do 5G no Brasil e o desempenho da TV paga no país, conforme dados do órgão.


27

Comentários

Anatel anuncia tomada de subsídios para desligar as redes 2G e 3G no Brasil
  • Meu celular funciona 5g, mais nesse momento que estou escrevendo esse texto, estou usando a rede 3g, que é o h+ estou em SP capital, sei que não vai se da noite do dia essa mudança, mas o correto seria eles fazer uma pesquisa, na onde deve ampliar o sinal 4g/5g, depois disso, aí pode seguir com a decisão, do 2g/3g

      • O dia q o musk lança o celular dele com cominicação via satelit de baixa orbita niguem vai compra planos de operadoras mais no brasil e varias marcas de celular vai fali

          • Pessoal, só para constar, a Anatel só vai fazer alterações na faixa do 3G de 850 MHz, após 2028, quando expira a licença dessa faixa para as operadoras que detém ela, no 2G de 900 MHz então, apenas em 2032.

            O que está sendo discutido são os subsídios para planejar o desligamento do 2G e 3G para a migração para o 4G e 5G dessas faixas, vocês não vão ficar sem sinal, quem tem celular que funciona apenas no 3G hoje em dia? E mesmo se tiver, apenas em 2028 deve ocorrer essa transição massiva do 3G para o 4G/5G, e no 2G então, somente em 2032.

              • Teu zoio... aqui mesmo milhares de idosos com celulares simples estao ficando a ver navio, simplesmente sem 2g e agora cortaram o 3g. Em pleno 2024.

                  • Pq motivo a 2G ser desligado depois do 3G?

                      • São diversos fatores, mas a gente pode destacar que a grande maioria dos aparelhos e terminais 3G funciona no 2G e ele é muito mais barato de se manter pelas operadoras, consome muita pouca largura de banda, algo em torno de 0,2 MHz contra 5 MHz do 3G e manter essa faixa por mais tempo, significa cobrir uma maior quantidade de aparelhos, dando mais tempo para os usuários e as empresas poderem substituir seus aparelhos e terminais por um de nova geração.

                      • aqui na minha cidade tem 4g porém vive caindo e o celular passa pro 3g

                          • Galera nos comentários mais perdia que cego em tiroteio...%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

                            Primeiro que todos os aparelhos vendidos a anos já são compatíveis com 4G. Não existe mais aparelho vendido, novo, sem isso. Muita cidade nem sinal 2G ou 3G tem. A rede celular já chegou no 4G.

                            Segundo que nada vai ser feito do dia pra noite. A consulta da Anatel serve justamente pra fazer o planejamento de modo a não prejudicar ninguém.

                            É perda de recurso ficar mantendo espectro em redes já defasadas. Mais útil usa-los em outras conexões (no 4G ou 5G inclusive).

                              • De forma alguma deveriam desligar isso tão cedo!!!!!!
                                Apenas um exemplo, a operadora Tim afirma que fornece "sinal 4G de qualidade" em todas as cidades do estado da Bahia, o que não é verdade, pois aqui onde nem funciona sinal nem mesmo para fazer uma simples ligação!!!
                                Tenho certeza que essa situação não isolada, e sim bastante comum em muitas pequenas cidades do interior por todo o país.
                                Além disso, mesmo nas capitais, grandes e médias cidades, tem bairros e partes de bairros em que o sinal 4G das operadoras é praticamente inexistente!
                                Primeiro deveriam ampliar e aprimorar o que já existe, para somente depois pensar no que desejam, desligar o sinal que milhões usam até hoje

                                • Anatel só sabe fuder com a vida dos brasileiros

                                    • Em Magé,bairro Bela floresta,cidade do Rio de janeiro,só pega 3G,4G só funciona as vezes e a maioria das vezes o sinal cai,já liguei pra vivo várias vezes e o problema nunca é resolvido

                                        • Aqui onde moro só pega 4G, só e possível fazer ligações entre aparelhos compatíveis com VoLTE. Não consigo fazer chamadas para telefones fixos ou números que não tenha o Volte. Tem muito que melhorarem.

                                            • Até hoje, não entendo essas agências reguladoras. A própria Anatel age a favor das teles, contra nós, consumidores. Os canais por assinatura repetem inúmeras vezes, programas exibidos há 3, 4 anos atrás. Mas, quer PUNIR os usuários de box TV.
                                              Engraçado isso....

                                                • A Tim e a Vivo já tem o VoLTE ( voz no 4G ) em larga escala, a Claro ainda não ativou o VoLTE para seus clientes, somente o 2G pode ser desligado.

                                                    • Nem 2g tem onde eu moro, eu acho que antes de pensar em tirar o 2g e 3g poderiam pelo menos fazer o 4g pegar em todo lugar.

                                                        • Muitos aparelhos médicos homologados pela propria Anatel, possuem internamento Chips de Operadoras 2G para se comunicar com central médica, os CPAPs é um exemplo rede 2G que ele está conectado. Então desligar essa rede se for a decisão será inviabilizar a comunicação de diversos equipamentos médicos sendo um risco à saude das pessoas, que depende da transferencia das informações paciente médico.

                                                            • Tem lugar que nem 4G tem ou se tem, é limitado a poucos metros do perímetro urbano. Se desligar o 3G vão deixar é todo mundo sem conexão.
                                                              Onde moro o 4G já pega mal em algumas áreas da cidade por conta de morros, 5G não tem nem previsão de um dia chegar, 3G é o que salva mesmo estando pior a cada ano e olha que aqui só tem Vivo, por que as outras operadores não estão nem aí pra cidade.

                                                                • Tem operadoras que o sinal 4G cai de imediato do 4G para o 3G nas ligações telefônicas (voz), por ainda não terem ativado a tecnologia LTE em toda a rede para todos os usuários...
                                                                  Não se pode desligar o 3G sem antes resolver isso, do contrário muita gente não vai conseguir fazer ligações telefônicas.

                                                                    • Deixa as operadoras e empresas decidirem. Quando o número de usuários não suprir o custo do 2G, as empresas vão avisar e por si só vão desativar o sinal e provavelmente por região que é menos utilizado. Por fim em algum momento vai ocorrer com o 3g. Porém o 3g ainda é muito utilizado, principalmente por internet das coisas. LoT, que ainda está indo para o 4G. Máquinas de cartão então! Muitas estão no 2G e 3G. É só não se meter, que os usuários e operadoras decidem.

                                                                        • A faixa de 850 MHz utilizada pelo 3G é uma das grandes responsáveis pela conectividade no campo, ela é a faixa de maior alcance e melhor acesso para o consumidor, com qualquer aparelho no mercado sendo compatível.

                                                                          É preciso fazer o refarming dela, mas priorizando o alcance para manter o sinal no campo, na minha opinião, o sinal deveria ser distribuído da seguinte maneira entre 824 e 849 MHz:

                                                                          824 a 834: Operadora A
                                                                          834 a 839: Guard Band
                                                                          839 a 849: Operadora B

                                                                          Por conta da potência do sinal para conseguir cobrir o campo, é mais fácil o sinal dela gerar interferência também entre as operadoras, por isso, acredito que um guard band de 5 MHz entre as operadoras poderia resolver esse problema atual em que as duas operadoras estão uma do lado da outra nos blocos de 10 MHz.

                                                                          Aqui no MT, aonde eu moro, a VIVO e a CLARO detém essa faixa, a CLARO até utilizou por um tempo o 3G em sua totalidade com velocidades de até 20 Mbps muitos anos atrás, porém, isso gerou muita interferência no sinal da VIVO que é mais predominante no campo aqui, acredito que houve algum acordo entre as duas operadoras, e no final, a CLARO cortou a internet e só deixou as ligações ativa nessa faixa, enquanto a VIVO continuou normalmente com internet e ligações 2G e 3G na faixa.

                                                                            • 90% das ligações dos celulares sao realizadas pelas redes 3g ainda.

                                                                                • Antes de desligar o 3G, precisam garantir o 4G em todo lugar.

                                                                                    • E, principalmente o LTE para ligações telefônicas (voz), que sem essa tecnologia caem do 4G para o 3G, assim que vc faz uma ligação

                                                                                      • Tem muitos lugares ainda que o 3g que salva.. desliga o 2g, mas mantem 3g por msis um tempo

                                                                                          • Ainda é muito cedo para desligar a 3g, deveria esperar ser lançado o 6gve ficar disponível no mundo todo, o 5g ainda está caminhando

                                                                                              • Aqui a 3g já não presta pra nada, imagine se desligar

                                                                                                  Android

                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                  Android

                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                  Especiais

                                                                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                  Software

                                                                                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2