LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Eleições 2024: código-fonte das urnas eletrônicas é aberto pelo TSE para fiscalização

05 de outubro de 2023 20

O TSE abriu de forma oficial o código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024. A medida foi realizada durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (4) na sede do órgão, em Brasília, e faz parte do processo que tem como objetivo fiscalizar o equipamento

Como é de costume, o código é aberto um ano antes das eleições e deve permanecer assim para que as entidades fiscalizadoras possam auditar as urnas. A cerimônia, por sua vez, foi comandada pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, que falou sobre o evento:

O TSE está aberto a todos aqueles que queiram fiscalizar e melhorar a forma como fazemos a nossa democracia. Temos certeza que em 2024 teremos mais um ciclo democrático, mais uma eleição com transparência para solidificar a nossa democracia


Além de Moraes, o evento contou com a participação do Ministério Público Federal, Polícia Federal, partidos políticos e com a Ordem dos Advogados do Brasil. Nesse sentido, as entidades fiscalizadoras terão 40 oportunidades de auditar as urnas eletrônicas.

Mas, o que é o código-fonte e para que serve?

Em geral, trata-se de um conjunto de linguagens de programação de computador, distribuídas em linha e que servem para determinar a função de cada programa. Inclusive, aplicativos de celular, sistemas operacionais de computador e páginas da internet são todos compostos por códigos assim.

Quanto à fiscalização, ela é feita em computadores instalados em uma sala no TSE e a pessoa pode acessá-la por meio de agendamento de visita após se cadastrar. Não é permitido entrar na sala com celulares ou outros equipamentos eletrônicos.

Ainda sobre as eleições, vale relembrar o nosso artigo sobre quais são as ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral para combater fake news e o que explica sobre a possibilidade de hackear uma urna eletrônica.


20

Comentários

Eleições 2024: código-fonte das urnas eletrônicas é aberto pelo TSE para fiscalização
  • QUEREMOS VOTOS AUDITAVEL....IMPRESSO PARA PODER CONFERIR SE ESTA TUDO CERTO.

      • depois de meses? já foi até alterado tudo kkkkkkk, seria válido se tivesse sido visto depois das eleições.

        • Façodas minhas palavras as do Pedro , Não confio nessas urnas, deveria voltar o voto impresso !!

            • Faz décadas que voto e nunca um presidente foi eleito sem estar na frente em todas as pesquisas de institutos diferentes. Achei estranho que as urnas não foram questionadas quando Bolso ganhou a eleição. Se o governo dele não tivesse sido aquele circo dos horrores/incompetência estaria reeleito e não um ex-presidiário.

              • Não importa o código fonte quando a população naão sabe:
                1 - Quem tem acesso ao banco de dados? 2 - Existe auditoria externa?
                3 - Qual é o processo fim a fim (da preparação até a checagem de todos)?
                4 - Qual a tecnologia para unir os dados?
                5 - Como os incidentes são tratados e por quem?
                6 - Existe certificação ITIL, SOX ou alguma ISO?
                Sem responder a estas questões, o povo está no escuro e não participa do processo eleitoral.

                  • Só pesquisar por alguns minutos que vc encontra todas essas respostas, não tem nada feito as escuras como vc sugere. Mas respondendo por cima, tem auditoria externa, tanto das urnas quanto do processo de votação, tem certificação digital (ICP Brasil), o TSE conta e une os votos (tanto das municipais quanto das gerais) e supervisiona tudo. Na verdade, o processo é muito simples, os votos são contabilizados, criptografados e dps lidos e agrupados, tudo feito de forma offline e é impossível um ataque remoto.

                      • Infelizmente vc não entendeu o que falei.O ICP Brasil faz parte do governo federal. Uma auditoria externa é outra coisa. Mas deixa prá lá. "Você tá certinho, é tudo lindo e funciona muito bem! MEOS PARA-BENS"

                      • Não confio nessas urnas, deveria voltar o voto impresso

                        • A tal das urnas %u201Cconfiáveis%u201D

                            • Se as urnas são protegidas, não podem ser acessadas por pen drives ou dispositivos do tipo e nem podem acessar internet, bluetooth ou outros sinais a distância...

                              Por que não liberam o código publicamente para todos?

                                • As forças armadas tiveram acesso ao código fonte das urnas no ano passado antes das eleições. Deram somente algumas sugestões de aprimoramentos, mais não nada de falta de segurança no sistema operacional delas. No final aprovaram

                                    • Meu amigo... Não foi liberado, pediram até no inicio de agosto o código fonte e não foi liberado para fiscalização, pois a empresa que cuida é o mesma empresa dos amigos do STF

                                        • Lógico que liberaram o código-fonte, como fazem toda vez antes de eleição, tanto para o exército quanto para qualquer um que quisesse testar a urna, só que só podia testá-la lá no tse. O que o exército queria era que fornecessem o código fonte para testar nos quartéis, onde eles ficariam semanas até acharem alguma coisa.

                                        • Pq a justiça eleitoral tem mais a perder que a ganhar com isso. Se divulgarem o código fonte tanto os brasileiros quanto os hackers estrangeiros vão procurar formas de burlar a contagem de votos, nome dos candidatos, resultado do boletim de urna, enfim, no final das contas, formas de decidir as eleições. E aí só seria questão de conseguir acesso às urnas, que poderia ser por meio de alguns funcionários de dentro da justiça eleitoral ou de presidentes de mesa ou de bandidos que conseguirem interceptar algumas unidades. Ainda sim seria uma tarefa hercúlea, mas teoricamente possível. Então melhor não dar sopa para o azar só pq bolsonarista acha que as urnas são fraudadas.

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Especiais

                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                          Software

                                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2