Economia e mercado 22 Set
Uma solução que identifica número telefônico em navegação na web deve ser implementada em breve no Brasil. Desenvolvida pela Upstream, a funcionalidade não requer um hardware adicional e deve funcionar normalmente tanto em computadores quanto em apps de celular.
Em geral, trata-se de uma evolução de um conceito parecido que funcionava com sites HTTP. Agora, essa nova versão trablha para identificar os números de telefone também nas páginas HTTPS. No momento, essa iniciativa já está em fase de testes com operadoras em território nacional.
Kostas Kastains é CEO da Upstream e falou com o portal Mobile Time sobre essa solução, afirmando que:
A informação do número telefônico é valiosa para o dono do site ou app visitados, porque muita gente navega mas não se loga
Na prática, essa informação ajudará identificar uma pessoa quando ela estiver navegando em um site sem fazer login nele. Outra utilidade dessa nova função é possibilitar um contato com o usuário por meio de canais como SMS, RCS ou até mesmo por meio do WhatsApp.
Como já mencionado, não é preciso contar com um hardware adicional para fazer uso desse tipo de funcionalidade. Ou seja, basta instalar um programa no internet gateway da operadora para aproveitar as vantagens, além de adicionar um código no site ou app que vai capturar a informação.
Outro detalhe importante é que essa informação só será capturada com autorização do usuário, assim com já acontece com os cookies atualmente. A MTN é uma das primeiras operadoras a fazer uso dessa ferramenta, adotando a solução na Nigéria, utilizada por uma agência de publicidade parceira para campanhas de retargeting.
Por fim, veja também: os testes da remoção de cookies de terceiros na versão Canary do Google Chrome e uma pesquisa recente que mostrou a presença de fibra óptica em 52% das escolas brasileiras.
Comentários