Economia e mercado 30 Out
O uso de Inteligência Artificial está se expandindo cada vez mais no ramo automotivo. Um exemplo disso é a Stellantis, que possui atualmente 80 casos de utilização de IA generativa, conforme fito pelo seu vice-presidente e head of global digital platforms da montadora, André Souza.
A novidade foi revelada por ele durante uma conversa com o portal Mobile Time na última sexta-feira (10). Ao longo do evento "Cubo Experts - AI", organizado pelo Cubo Itaú, Souza chegou a explicar um pouco sobre esses casos identificados. Nesse sentido, a IA está em vários estágios diferentes de implementação.
Segundo o executivo, a tecnologia colabora auxiliando no processo de compra do site. Do mesmo modo, o copiloto para o vendedor também está entre os casos de uso. Além disso, há o caso do manual do usuário dos veículos por meio do WhatsApp.
Inclusive, a IA generativa consegue responder até algumas dúvidas mais complexas, como um questionamento sobre uma luz que acendeu no painel do carro. Vale citar também que a empresa está treinando modelos de linguagem com imagens proprietárias para ajudar em design de novos carros.
A Stellantis, segundo André Souza, também está usando a IA tradicional e outros elementos como machine learning e visão computacional:
Por exemplo, na fábrica de Goiana/PE nós montamos Jeep Renegade, Commander, Compass, Toro e Rampage. Na parte de trás desses veículos – dependendo do modelo, tipo e cor – as versões podem ser diferentes [o próprio Rengegade tem seis alternativas, como Turbo, Sport e Trailhawk]. Isso dá uma variabilidade absurda de resultados. Então, usamos a visão computacional para escanear em tempo real e garantir que aquilo que foi montado está certo ou não
Mais sobre IA em carros: veja os detalhes da parceria da Renault com o Google para criar um carro com integração de IA e uma patente da Huawei que combina ondas cerebrais com IA dos modelos autônomos.
Comentários