17 Abril 2024
2024 já começou com conquistas na área da saúde e ciência. Dourados, cidade no estado de Mato Grosso do Sul, será a pioneira na vacinação em massa contra dengue. A tão esperada ação começa nesta quarta-feira (3) em 35 postos de saúde da região.
A imunização estará disponível a partir das 10h para qualquer cidadão, com idade entre 4 e 59 anos, que leve documento de identificação e comprovante de residência em Dourados, a segunda maior cidade do estado. A previsão é de vacinar pelo menos 150 mil moradores na cidade que totaliza 243.368 habitantes.
A 200 km de Campo Grande, capital do estado, Dourados teve o privilégio de inaugurar a imunização no país por ter fechado uma parceria com o laboratório japonês Takeda, que está desenvolvendo as amostras da vacina Qdenga, que é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus, e disponibilizou também seringas e agulhas.
Esta ação está prevista desde dezembro, quando o Ministério da Saúde divulgou a incorporação do imunizante no Plano Nacional de Imunizações (PNI). A vacina chegou a ser comercializada na rede privada por R$ 450. Serão administradas pela rede pública duas doses, com o intervalo de três meses.
O imunizante pode ser aplicado em quem já teve a doença. De acordo com ensaios clínicos, a eficácia é de 80,2% ao longo de 12 meses, reduzindo hospitalizações em 90%.
Para outros estados do Brasil, a vacina começará a ser distribuída em fevereiro. O cronograma prevê vacinar 3,1 milhões de pessoas inicialmente e disponibilizar 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, nos meses de março, maio, agosto, setembro e novembro.
Comentários