05 Janeiro 2024
Quase 34 anos desde o seu lançamento, o clássico jogo Tetris ganhou um jogador à altura. Um adolescente de 13 anos norte-americano foi quem conquistou esse recorde.
Willis Gibson, do canal do YouTube "Blue Scuti", mora no estado de Oklahoma e transmitiu sua vitória ao longo de 42 minutos. No vídeo, o jogador atinge o nível 157 do videogame desenvolvido por Alexey Pajitnov, em 1985. A emoção é tanta que ele diz que não consegue sentir as mãos ao vencer o game.
A maioria das competições profissionais acontecem com base no Tetris desenvolvido e publicado em 1989 pela Nintendo para seu console de 8 bits de mesmo nome. O jogo é feito justamente para não ter fim, como uma corrida de resistência entre a máquina e o humano, finalizado sempre quando o jogador não consegue encaixar as peças a tempo ou por desistir.
Assim, na cabeça dos desenvolvedores, um jogo de Tetris poderia durar para sempre. O que finaliza a partida são as limitações técnicas do sistema, como bugs no esquema de cores das peças do quebra-cabeça, por exemplo, ou simplesmente travamentos. Mesmo assim, até o momento não foi registrado um jogador que tenha vencido o computador pelos bugs.
Blue Scuti foi o primeiro a conseguir, depois de um jogo que durou 30 minutos e que também estabeleceu novos recordes mundiais de número de linhas completadas, nível alcançado e pontuação.
Poucas horas depois, o gamer Fractal, que foi o primeiro a embarcar na busca para alcançar o cobiçado “Killscreen”, também alcançou seu objetivo. Nos vídeos em streaming que documentam o registro histórico, os jogadores adotam uma técnica muito particular para controlar o jogo chamada “Rolling”.
Basicamente é uma forma de superar uma limitação física que há muitos anos funciona como uma barreira ao progresso do jogo já que, a certa altura, a velocidade das peças torna-se tal que ultrapassa a velocidade com que se pode premir as teclas, especialmente o teclado direcional. Acontece que tocar na parte de trás do controlador com vários dedos e, em seguida, “pressionar o controlador contra o botão” em vez de vice-versa, pode acelerar significativamente o processo.
Comentários