Android 11 Jan
Palworld foi lançado há pouco tempo e vem carregando mais do que notícias relacionadas ao seu sucesso. Afinal, o jogo apresenta diversas semelhanças com os jogos da franquia Pokémon, apesar de mostrar também algumas características diferentes, mas isso não deixou as comparações com a série de Nintendo de lado.
Inclusive, o portal GameFile fez contato com Don McGowan, um especialista que ocupou o cargo de chefe do departamento jurídico da Pokémon Company entre 2008 e 2020, sobre as polêmicas envolvendo o novo game e a franquia dos monstrinhos. De acordo com ele:
Essa me parece ser uma imitação sem sentido frequente que eu via milhares de vezes por ano quando eu era o gerente jurídico de Pokémon. (...) Eu estou surpreso que ele tenha chegado tão longe.
Em geral, as acusações contra a desenvolvedora de Palworld envolvem a cópia de expressões faciais, visuais e outros elementos de Pokémon. Entretanto, o CEO da Pocketpair, Takuro Mizobe, explicou que considera o título completamente diferente dos jogos com os monstrinhos. Ainda segundo ele, a obra traz um foco em sobrevivência.
Não apenas isso, como ele destaca os elementos de coleta e construção, que colocam o game com inspiração maior em ARK: Survival Evolved e Craftopia. De qualquer forma, a própria comunidade de fãs do jogo o chama de “Pokémon com armas”, já que os jogadores podem adquirir armamentos, que também podem ser usados pelas criaturas.
As semelhanças levaram à criação de um mod que transforma os personagens e criaturas do game nos exibidos por Pokémon, mas este já foi derrubado por usar propriedades intelectuais da Nintendo. No entanto, a Big N ainda não chegou a se manifestar a respeito de Palworld em si ou suas polêmicas.
Veja também: os detalhes sobre as expansões que chegarão para Pokémon Scarlet e Violet.
Comentários