Economia e mercado 24 Nov
A Ford anunciou oficialmente nesta quarta-feira (24) uma versão off-road da F-150 Lightning, picape elétrica mais vendida da América do Norte. Chamado de Switchgear, o novo modelo vai estrear em 25 de janeiro na corrida “King of the Hammers”, na Califórnia, EUA.
A montadora norte-americana frisou que a Ford F-150 Lightning Switchgear foi desenvolvida em parceria com o campeão de drift Vaughn Gittin Jr. e a sua preparadora RTR Vehicles, para enfrentar as condições extremas das maiores competições off-road.
De acordo com a Ford, a F-150 Lightning Switchgear também vai servir como um “banco de testes” para futuros modelos do gênero da marca. A empresa preparou duas versões da nova picape elétrica, sendo uma para estrada e outra o fora de estrada.
A variante off-road possui enormes pneus Nitto Ridge Grappler de 37 polegadas e estepes extras na caçamba, além de pára-choques e protetores de aço. O visual ainda tem elementos em compósito de carbono nos para-lamas dianteiros e nos para-choques.
A marca destacou que a equipe de desenvolvimento focou bastante no chassi e na suspensão da Switchgear, com curso ampliado e amortecedores Fox de três polegadas de diâmetro. A suspensão dianteira da picape elétrica é independente e com braço duplo.
Já a suspensão traseira também é independente multilink com os amortecedores helicoidais, barra estabilizadora e braços de controle personalizados. A bitola dianteira e traseira é de 80 polegadas, bem maior que a da F-150 Lightning normal, para a estabilidade off-road.
Os para-choques também são exclusivos para aumentar os ângulos de ataque e saída. A Ford não citou nenhuma mudança na mecânica. Portanto, a nova versão usa a mesma base da F-150 Lightning, com dois motores, um em cada eixo, que geram 580 cv e 107,14 kgfm.
A bateria também deve ser de 98 kWh, que equipa as versões da picape de alcance extendido. No interior, o modelo da picape tem bancos de concha com cintos de seis pontos para todos os ocupantes e uma alavanca de freio de mão alta e vertical, como nos carros de drift e rali.
Por fim, a Ford não informou se o modelo será apenas um conceito ou se terá uma versão de produção em escala.
Comentários