Economia e mercado 30 Jan
A BYD já tem novos planos na mira, além do início da produção de seus carros na fábrica de Camaçari, na Bahia. Nesse sentido, a fabricante chinesa quer inaugurar outra fábrica, dessa vez no México, para começar a levar seus carros para os Estados Unidos. Esse movimento, inclusive, também pode trazer benefícios para o mercado brasileiro.
Conforme noticiado pela Nikkei Asia, a companhia já fala com o governo mexicano e fornecedores locais para desenvolver sua fábrica no país. Entre as regiões sondadas estão os estados Bajio (região central), Nuevo Leon (norte) e Península de Yucatan (sul). Como ela quer exportar modelos para os EUA, o local no norte é o favorito por ser mais perto.
Esse movimento tende a ser algo inédito, já que outras fabricantes chinesas não tentaram vender seus carros nos EUA ainda. Seja como for, a ação da BYD pode beneficiar também o Brasil, visto que a fábrica mexicana poderá exportar modelos para o mercado nacional com imposto reduzido. As operações das fábricas dos dois países, inclusive, podem se complementar.
Em 2023, mais de 1,36 milhão de carros foram vendidos no México, com 10% dessa quantidade vindo de marcas chinesas. Portanto, o próprio mercado mexicano também parece ser uma boa oportunidade para a companhia. De volta ao Brasil, o modelo de veículo que deve chegar em breve no país é o Dolphin Mini, que terá versões vendidas por R$ 99,8 mil.
Uma pista dos modelos que podem ser fabricados no México se dá pela influência dos EUA no país. Dito isso, os modelos maiores devem ser prioridade da BYD por lá, como Seal e o Tan. Enquanto isso, vale a pena relembrar a ação da empresa chinesa em parceria com a Shell para instalar postos de recarga para carros elétricos no Brasil.
Comentários