Economia e mercado 14 Fev
A NVIDIA apresentou uma nova placa de vídeo para o mercado profissional. Trata-se da RTX 2000 Ada Generation, modelo da fabricante que chega para equipar estações de trabalho compactas, com desempenho que promete ser até 1,5x maior em comparação com a geração anterior RTX A2000 da empresa.
Esse componente visa entregar performance o suficiente para criar ambientes em 3D, bem como simplificar revisões de design complexas e refinar designs industriais. Além disso, o modelo também traz recursos para operar em conjunto com inteligência artificial. Marcio Aguiar é diretor de divisão de Enterprise da marca para América Latina e comentou sobre a novidade:
A nova GPU NVIDIA RTX 2000 Ada Generation possibilitará uma experiência mais imersiva e ágil, para que engenheiros e designers possam acelerar cada vez mais os seus fluxos de trabalho. Com potência e desempenho melhor que a geração anterior, a GPU fornecerá a mais recente tecnologia de IA para diversos setores.
Nessa nova placa, a NVIDIA afirma que os usuários poderão aproveitar suas mais recentes tecnologias RTX, como núcleos RT de terceira geração, núcleos Tensor de quarta geração, maior eficiência energética e fluxos de trabalho imersivos, prometendo até 3x mais desempenho em fluxos de trabalho de realidade virtual.
O modelo também vem com 16 GB de memória de vídeo, codificador AV1 de oitava geração da NVIDIA e suporte a DLSS 3. Mark Kauffman, vice-presidente assistente e líder técnico da WSP também falou sobre a placa de vídeo:
A nova GPU RTX 2000 Ada Generation apresenta recursos impressionantes em comparação com as gerações anteriores, com um design compacto que oferece desempenho e versatilidade excepcionais. Seus 16 GB de RAM são um divisor de águas, permitindo o carregamento suave de conteúdo com muitos recursos, e sua capacidade de executar aplicações como Autodesk 3ds Max, Adobe After Effects e Unreal Engine, além de suportar path tracing, expande minhas possibilidades criativas
Atualização para o driver NVIDIA RTX Enterprise
Junto com o novo lançamento, a empresa também revelou que a versão mais atual do seu driver, compatível com a GPU, já está disponível para download. Ele vem com novos recursos que aprimoram os fluxos de trabalho gráficos.
Essa nova versão vem com a biblioteca de código aberto TensorRT-LLM, memlhoria na qualidade de vídeo e eficiência de codificação aprimorada para codecs de vídeo, capacidade de descarregar o trabalho da CPU para a GPU e passa a exibir o número de série da GPU no Painel de controle NV em desktops. A RTX 2000 Ada já está disponível por meio de seus parceiros de distribuição.
Veja também: o motivo da queda de preço da RTX 4090 nas últimas semanas e as novidades do novo chatbot de IA da companhia, que teve sua primeira demo lançada recentemente.
Comentários