Tech 29 Dez
Um avião teve que fazer um pouso de emergência devido à explosão de uma bateria portátil. A aeronave decolou nas Filipinas e tinha Xangai (China) como seu destino final, mas acabou tendo que pousar em Hong Kong por causa dessa situação. O incidente aconteceu no início desta semana e causou bastante fumaça a bordo.
Como é de se esperar, o fato acabou chamando a atenção de vários passageiros. Alguns estavam dormindo quando sentiram o cheiro de queimado. Segundo relato de um homem que estava no avião, havia se passado em torno de 1 hora quando a fumaça surgiu:
Fiquei apavorado porque pensei que o avião estava caindo. Eu só conseguia pensar em meu filho pequeno e em como ele sentiria minha falta. Fiquei muito aliviado quando o avião pousou.
Algumas equipes de bombeiros e paramédicos já estavam posicionados para realizar verificações de segurança assim que o avião pousasse. Felizmente, ninguém ficou ferido, apesar do susto. Após a checagem feita pelos engenheiros, o Airbus A320 pôde seguir normalmente com a viagem e pousou no Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong, com três horas de atraso.
Para se prevenir, sempre fique atento quanto à temperatura do seu celular ou algum aparelho com bateria, seja no avião ou em qualquer outro lugar. Além disso, evite carregadores falsos e desligue o aparelho por alguns minutos se ele estiver muito quente.
No Brasil, a Anac recomenda transporte em bagagem de mão com proteções para o caso de baterias de íon lítio sobressalentes com mais de 100 Wh e até 160 Wh.
Veja também: o avião supersônico silencioso revelado pela NASA e a empresa britânica que conseguiu criar um combustível de avião a partir de fezes humanas.
Comentários