Software 28 Fev
Os celulares Android que possuem configurações menos potentes poderão reproduzir melhor o conteúdo AV1 dos serviços de streaming. A razão disso se dá ao fato de o Google implementar uma mudança importante no decoder, o que deve gerar melhorias na reprodução e deve ajudar os modelos mais modestos.
Para quem não sabe, os modelos atuais usam o decoder libgav1 AV1 da companhia. Mas, o update fará com que o sistema passe a usar o libdav1d da VideoLAN, e, conforme noticiado pelo portal Android Authority, a performance terá um grande aprimoramento.
O que é AV1?
Para quem não sabe, o AOMedia Video 1 (AV1) é um codec de vídeo, que é usado para transmissões em 4K HDR. Em geral, ele foi desenvolvido como um sucessor do HEVC, ou H.265 e é um codec usado pela grande maioria dos serviços de streaming disponíveis atualmente, como Prime Video, Netflix, Apple TV e Disney+.
Essa tecnologia foi criada pelo consórcio industrial Alliance for Open Media, que conta com empresas de renome como Amazon, Google, Intel, Apple, Microsoft, Samsung e NVIDIA. Uma de suas principais vantagens, então, é o uso totalmente livre de royalties, diferente do H.265 e também do H.264, outro codec.
No entanto, o uso desse codec requer um decoder por aceleração de hardware e há vários modelos de celulares que não possuem esse componente. Portanto, o que resta é fazer esse trabalho via software, o que exige poder de fogo por parte do chip de processamento do smartphone. Dessa forma, modelos de entrada tendem a passar por dificuldades na reprodução de conteúdos em alta definição.
Essa dificuldade será reduzida com a atualização que mudará o decoder usado pelo Android para executar esses vídeos. Por fim, veja também os detalhes do recurso de chamadas de voz no Android que o Google está desenvolvendo e as novidades anunciadas pela empresa com foco em IA e produtividade.
Comentários