LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Federal vai monitorar publicações contra vacina nas redes sociais

08 de março de 2024 50

O governo brasileiro estará de olho em postagens contra vacinas nas redes sociais. A informação é do Núcleo e teve confirmação por meio da Lei de Acesso à Informação. A iniciativa vem de um acordo firmado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Ciênci, Tecnologia e Inovação.

O monitoramento das publicações antivacina inclui a coleta e a análise do conteúdo colocado no ar nas principais plataformas utilizadas no país, como YouTube, Instagram, Facebook, X (Twitter), WhatsApp, Telegram a Busca do Google. A coordenação será do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Imagem: Reprodução

A intenção do Governo Federal consiste em publicar estudos sobre o tema, combater a hesitação vacinal e responsabilizar os grupos antivacina. O acompanhamento ainda permitirá direcionar melhor as estratégias das campanhas em prol da imunização.

O levantamento inicial mostra que o crescimento desse grupo de pessoas aconteceu por meio do Facebook, a partir de agosto de 2017. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, houve uma intensificação desse discurso, sem que existisse medida para conter as desinformações por todas as mídias sociais. Algo que gerou queda nas coberturas vacinais.

“Um dos fatores que várias pesquisas indicam para essa queda é a desinformação e a proliferação de discursos negacionistas potencializados por meio das redes sociais digitais. Tal realidade, associada a posicionamentos antivacina de alguns gestores públicos, fez com que milhões de brasileiros deixassem de se vacinar contra a Covid-19.”


Ministério da Saúde

O orçamento para o projeto é de R$ 12,1 milhões, com previsão de término até o final de 2026. Serão ao todo nove objetivos iniciais, que incluem a elaboração de informes sobre desinformação antivax nas redes, uma nova infraestrutura para bancos de dados sobre imunização e estudos sobre “debate digital e hesitação vacinal” para orientar políticas públicas.

O que você espera desta iniciativa do governo brasileiro para combater discursos contra as vacinas? Compartilhe conosco a sua opinião!


50

Comentários

Governo Federal vai monitorar publicações contra vacina nas redes sociais
  • Existem pessoas que são a favor à vacinação e também as que são contra, e nada pode impedir elas de expor sua opinião.
    O desgoverno adora criar campanhas para aumentar os impostos, taxar a população e extorquir seu dinheiro.

      • Ou seja, existem pessoas que acham que a terra é redonda é outras que acham que é plana. E cada um pode ter sua opinião sim, por mais burra que seja. O problema é que muitas vezes o errado usa argumentos falsos pra parecer que está certo. Está aí o crime. Não existe liberdade pra espalhar notícia falsa. O limite de expressar sua opinião acaba no exato momento em que começa a afetar o outro (ou a coletividade) negativamente. O desgoverno fez muito isso, a ponto do seu rebanho de seguidores achar que isso sempre foi normal (nunca foi) e que pode seguir por aí fazendo.

      • Vão combater a desinformação que diz que a vacina covid é tão eficiente e segura quanto as vacinas que existem há mais de 30 anos no nosso calendario de vacinação? %uD83E%uDD14

          • isso e igual a totalitarismo e censura.

              • Quem acredita em teorias da conspiração é simplesmente retardado.

                • Armadura do Cristão

                  Finalmente irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder.Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do Demônio.

                  Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.

                  Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.

                  Sobretudo, abraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

                  Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.

                  Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.

                  E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, do qual eu sou embaixador, prisioneiro. E que eu saiba apregoá-lo publicamente, e com desassombro, como é meu dever!(Ef 6, 10-20).

                    • Em pleno Spec. 21 o sujeito ser contra vacina, só asno.

                        • Fake news contra vacinação gera um grave problema de saúde.

                          • Desinteressante.....

                            Isso é censura...

                              • Se não me engano, ações que levam à propagação de doenças é crime.
                                Nada mais justo que censurar esta notícias falsas.

                                  • Liberdade de expressão não é liberdade de cometimento de crime. Sempre foi assim. Seu direito acaba quando começa o do outro (ou o direito da coletividade)

                                      • Qual crime ? Fica no seu mundinho achando que o governo e políticos usam o seu dinheiro para melhorar a sua vida kkkkkkk, pesquisa no Google o que tá rolando nos EUA sobre os processos contra todas as farmacêuticas envolvidas na vacinação contra a COVID, estudos já publicados sobre todos os problemas pós vacinação, e o mais fácil para vc, leia a bula da vacina da Pfizer ou qualquer outra, vc encontra na internet, só para vc ter uma ideia de como um pai se sente ao ler sobre as reações possíveis, aí vc fala que o pai que não quis vacinar o seu filho é assassino, então vc tem muita merda na cabeça.

                                        O brasileiro culturalmente nunca, nunca foi contra vacinas, e até hoje é da mesma forma, mas quando o governo começou a querer prender médicos e especialistas porque duvidavam das vacinas e toda a roubalheira que foi na pandemia, tá na hora de vc sair do mundo do arco-iris e acordar para a realidade. Vc é da turma que tomou a vacina e tem medo de quem não tomou kkkkkkkkkkkk, a vacina te emburreceu mesmo, vai na onda do governo vacilão.

                                          • Olha o terraplanista que diz ser servidor público escrevendo besteiras, deveria perder o emprego no governo para ver se assim indireta a vida

                                              • Você escreveu textão mas seu argumento é muito ruim. Então lá vai o meu textão: já li a bula da Pfeizer sim. E continuo tomando. Você é que parece que nunca leu a bula de nenhum remédio. Se um pai de família ler a bula de QUALQUER remédio, pode ser uma simples aspirina, já vai ficar aterrorizado e não vai querer dar pro filho. E vai estar errado. Porque eles são obrigados a exagerar, já que SEMPRE vai ter alguém com alguma síndrome rara que vai tomar aspirina e vai morrer, passar mal, etc. E não sou eu, nem você, nem a maioria esmagadora da população que vai sofrer isso. É um em um milhão. Mas mesmo assim por lei tem que avisar. Então sinto muito, você vive em sociedade então tem que abrir mão de alguns poucos direitos individuais em prol da coletividade SIM. Não importa se o governo é de direita ou de esquerda. Só não pode ser genocida. Se quiser falar besteira impune, vai pro topo da montanha e lá sozinho vc faz o que vc quiser. Numa sociedade civilizada tem que pegar quem fala merda SIM e mandar pra cana

                                                  • TudoCelular e seus robôs, vários perfis por aqui para atiçar a turma nos comentários. Então vc continua tomando kkkkkkkkk, já se entregou aí. Então vai lá , toma todas kkkkkkkkkkkk, pega as minhas tb, porque vacina virou água que vc toma todo dia. kkkkkkkkk. Vc não tem tanta grana assim a ponto de ser tão irônico. Ou deve ser da turma HDMILGOLED+.

                                                    • Ajudar propagar doenças e epidemias é crime.
                                                      'Pesquisas' nos EUA?
                                                      Só se for no Alabama.

                                                    • E desde quando isso tem a ver com crime? Existe um enorme abismo entre direito de um e direito de outrem. Você simplesmente se alimenta de narrativas enviesadas e quer arrotar virtuosidade.

                                                    • Sou totalmente contra o PT.. mas a República Federativa do Brasil, essa sim, tem que ser contra isso mesmo!

                                                      Vamos deixar charlatanismo tomar conta do Brasil?
                                                      Vamos deixar nosso povo doente?
                                                      O povo não acredita que a terra é plana! Que não existe DNA.. logo logo não existe vírus.. bactéria..
                                                      E crianças não nascer de couve flor.. !

                                                      Vocês que acham que isso é liberdade não entendem até onde vai liberdade.

                                                      Isso é um perigo pra sociedade que vivemos.

                                                      • Mais censura

                                                          • O projeto totalitário do desgoverno continua com toda a força.
                                                            Eles contam com a imbecilização dos frutos da geração Paulo Freire e pátria educadora para continuar o projeto.

                                                              • Pergunta pro Olavo se ele se vacinou.
                                                                kkkkkk

                                                                  • Mas Tarcísio Meira se vacinou. Não só ele. Vários tomaram a vachina e sucumbiram.

                                                                      • Então, pergunta para a Elisângela, bem mais nova.
                                                                        kkkkkk
                                                                        Fez campanha contra a vacina e a COVID veio buscá-la.

                                                                          • A questão, asno, é que vcs pregam que a vacina imuniza (mesmo tendo sido feita em tempo recorde e possuir graves efeitos colaterais). Então, quem foi vacinado não deveria ter o quadro agravado. Você consegue entender isso? Ou é necessário desenhar?
                                                                            Eu não tomei essa vacina contra o vírus chinês porque não confio nela, mas sempre fui vacinado com as vacinas que já estão a muito tempo em uso. É isso que vcs não conseguem entender. Se no futuro for comprovada a eficácia dessa vacina e reduzirem os efeitos colaterais, não terei problema em me vacinar.
                                                                            Vocês são tão ignorantes que aceitam ser convencidos, como gados, por causa de suas ideologias.

                                                                          • Ele não morreu de COVID, seu asno.

                                                                              • Em 2022, Elizangela foi internada em estado grave, com sequelas respiratórias da Covid-19, e precisou ser intubada. A assessoria da unidade médica afirmou que a artista era radicalmente contra a vacina e que não havia tomado nenhuma dose do imunizante.
                                                                                Ela escapou de morrer de COVID por pouco, mais morreu um ano depois.
                                                                                Negacionismo mata, e por isso ele deve ser combatido!

                                                                                  • A questão, asno, é que vcs pregam que a vacina imuniza (mesmo tendo sido feita em tempo recorde e possuir graves efeitos colaterais). Então, quem foi vacinado não deveria ter o quadro agravado. Você consegue entender isso? Ou é necessário desenhar?Eu não tomei essa vacina contra o vírus chinês porque não confio nela, mas sempre fui vacinado com as vacinas que já estão a muito tempo em uso. É isso que vcs não conseguem entender. Se no futuro for comprovada a eficácia dessa vacina e reduzirem os efeitos colaterais, não terei problema em me vacinar.Vocês são tão ignorantes que aceitam ser convencidos, como gados, por causa de suas ideologias.

                                                                                      • Na verdade, tomar qualquer vacina sempre foi uma decisão pessoal de cada cidadão. No entanto, o problema é que nos últimos anos apareceram na internet um monte de gente bancando ser especialista em vacinas, que por sua vez admiram outros malucos negacionistas, que tocaram o terror por espalhar suas opiniões pessoais absurdas, influenciando e convencendo muita gente que é perigoso se vacinar contra a COVID 19, que as vacinas são perigosas, que não foram testadas, e o povo vai atrás como gado!
                                                                                        Muita gente boa infelizmente morreu por causa desse negacionismo. Primeiro negaram a gravidade da doença e mais tarde influenciaram milhões pelo mundo a não se vacinarem.
                                                                                        Os efeitos disso estamos vendo até hoje. Toda semana milhares desses que não quiseram se vacinar são hospitalizados com casos graves de COVID 19 pelo mundo, e alguns milhares desses infelizmente morrem.
                                                                                        O negacionismo mata, já matou muito e ainda mata muita gente e por isso deve ser combatido.

                                                                                          • Quem te falou que milhares de pessoas que não foram vacinadas atualmente estão sendo internadas? Acho que vc está viajando nisso.
                                                                                            Em contrapartida, vc viu o aumento de casos de mau súbito? Viu o aumento de casos de pessoas com miocardite?
                                                                                            Ahhhhh não deve ter visto. Vc assiste a TV Bobo né?

                                                                                        • Infelizmente, era muito idoso.
                                                                                          Com a palavra, o médico do ator.
                                                                                          O médico reforçou que a individualidade de cada pessoa, seu sistema imunológico e histórico de saúde influenciam na eficácia da vacina contra a Covid-19.
                                                                                          %u201CAlém da própria faixa etária, já que o processo de envelhecimento faz com que se tenha uma resposta diferente inclusive na produção de anticorpos%u201D, disse o médico.

                                                                                            • Kkkkkkk. Curti muito sua piada.
                                                                                              Então vacinar crianças, que tem, comprovadamente, mínimos riscos de serem infectadas e o quadro ser agravado pela doença deve ser obrigatório?
                                                                                              Vcs são patéticos.

                                                                                          • Chora mais gado ambulante!

                                                                                            • Ué mas era justamente o minto que gostava de uma ditadura. Agora só porque estão querendo punir quem comete crime (uau!) o gado tá aí choramingando achando que é ditadura??? Kkkkkkj

                                                                                            • Ministério da Verdade... E tem imbecil que é a favor disso.

                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                                                Android

                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                Android

                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                Windows

                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos