Lançamentos 25 Set
Atualização (27/09/2024) - EB
A Lenovo prometeu novidades em portáteis em abril deste ano e agora ela finalmente revelou quais serão os modelos. Estamos falando do Lenovo Legion Go Gen 2 e do Legion Go Lite, que já foram listados em alguns vazamentos e até no site da própria fabricante.
Pelos nomes, esperamos que o Lenovo Legion Go Gen 2 seja uma atualização do primeiro modelo com maior poder de processamento, autonomia, tela aprimorada e outras novidades.
Por outro lado, o Legion Go Lite deve ser uma versão mais acessível do modelo principal. Por isto, o seu chipset deve ser menos potente e ele deve ter dissipação de calor ativo com duas ventoinhas.
A Lenovo não revelou especificações dos aparelhos, nem quando eles serão lançados, mas analistas apostam que os novos modelos cheguem ao mercado apenas a partir de 2025 se usarem chips da AMD, pois a série Ryzen Z2 deve ser lançada somente no próximo ano.
Se as previsões estiverem corretas, o Legion Go Gen 2 deve ter um chipset com núcleos Zen 5, gráficos RDNA 3.5, provavelmente com uma APU de 8 núcleos baseada no Strix Point com 16 unidades computacionais, o que deve elevar o desempenho em 33%.
O Legion Go Lite pode ter o chip Ryzen Z1 com desempenho similar ao do ASUS ROG Ally de 2023, sendo ideal para jogos com gráficos leves e intermediários.
Por fim, a Lenovo também listou um Legion Go Dock para carregamento que é compatível com as duas versões futuras do Legion Go, o que significa que o design deles não deve ser tão diferente da primeira versão.
A Valve revolucionou o mercado de PCs portáteis ao lançar o Steam Deck, ao lançar uma nova gama de dispositivos voltados para os gamers. Ao que parece, a Lenovo já tem grandes planos para o Legion Go, incluindo dispositivos com hardware da próxima geração.
Durante a conferência Lenovo Innovate 2024, Clifford Chong, que é o gerente da Divisão de Games para a Ásia e Pacífico, descreveu em uma conversa com jornalistas que podemos esperar pelo lançamento de um "Legion Go 2" em breve. Dado o sucesso que a primeira geração do dispositivo fez na região, em conjunto com o potencial desse segmento de computadores portáteis, a empresa se sente confiante a investir em uma nova geração.
Cong diz que a empresa já está desenvolvendo novas soluções e focando nos esforços que já foram feitos pelos seus engenheiros para lançar a nova versão.
Ainda estamos gastando muitos recursos melhorando o Legion Go atual durante os últimos 6 meses desde o lançamento. Desbloqueamos desde o primeiro dia até agora muito mais experiências e ainda há esforços de engenharia para tentar trazer a próxima onda de recursos para o produto.
Definitivamente, é uma categoria de produto que enxergamos potencial e continuamos investindo e esperamos quando chegar a hora certa, é claro, ter a próxima geração para fornecer ainda mais recursos.
Embora o executivo não tenha revelado mais nada sobre a próxima geração do Legion Go, só podemos esperar que ele esteja à altura das novidades do mercado, como a próxima geração do ROG Ally. O Legion Go teve uma boa recepção na região da Ásia e Pacífico e, aparentemente, a Lenovo tem sido a empresa dominante no segmento de portáteis por lá.
Por enquanto, nos resta esperar pelas novidades, mas será que os consumidores estão dispostos a fazer upgrades para novas gerações em espaços tão curtos de tempo?
Comentários