Tech 11 Abr
Sem dúvida, a explosão das inteligências artificiais que estamos vivendo é um dos maiores destaques dessa década. São centenas de modelos de IA com as mais diferentes propostas, da resolução de problemas e análise de dados até a geração de imagens e músicas.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir como criar uma música completa, no estilo desejado, com instrumentos, ritmo, voz e até letra!
Se você tem uma ideia para música, mas nunca conseguiu colocar em prática, ou se não tem ideia nenhuma e gostaria apenas de brincar de fazer canções para seus amigos, a combinação de algumas inteligências artificiais pode te ajudar.
Existem dezenas de ferramentas que podem ser úteis nesse objetivo – como listamos no final desse tutorial, mas aqui, como principais, usaremos o ChatGPT para nos ajudar com a criação ou reformulação da nossa letra, e o Suno para juntar essa letra com um instrumental.
Ambas as IAs possuem planos pagos que entregam mais recursos e possibilidades, mas as versões gratuitas de ambas já são suficientes para tirar sua ideia de música do papel ou para criar uma canção como brincadeira.
Confira o passo a passo a seguir:
- Primeiro, nós vamos precisar de uma letra para a nossa música. Caso você já tenha uma, pule para a próxima seção do tutorial clicando aqui.
- Para gerar a letra da música, acesse o ChatGPT e dê a instrução para que a IA crie uma letra para a sua música.
- Você pode observar um bom exemplo de prompt na captura de tela abaixo. De qualquer forma, sinta-se livre para experimentar.
- Copie a letra gerada pelo ChatGPT. Se achar necessário, peça adaptações na letra ou faça correções por conta própria.
Aqui, criamos uma letra do zero utilizando a IA. No entanto, caso você já tenha uma letra que escreveu por conta própria, o ChatGPT também pode te ajudar a estruturar melhor a sua letra ou encontrar rimas.
Basta dar as instruções para o que deseja fazer com a letra e esperar o resultado. Tente ser específico nos seus prompts para que a IA possa te ajudar.
Além disso, lembre-se que você está em um processo criativo. Faça adaptações por conta própria; deixe a letra do seu jeito; experimente! A inteligência artificial pode servir de combustível para a sua própria criatividade.
Com a letra gerada, chegou a hora de ver como ela fica em uma música de verdade, com instrumentos, ritmo etc. Confira as instruções:
- Com sua letra em mãos, abra o Suno clicando aqui;
- Clique na opção de “Sign up” e realize o login com uma conta Discord, Google ou Microsoft.
- Agora, clique em “Create” no menu lateral;
- No novo menu, ative a opção “Custom Mode”;
- No campo de “Lyrics”, cole a sua letra;
- Em “Style of Music”, insira o gênero da sua música. Lembre-se que o Suno não reconhece nomes de artistas, apenas gêneros e estilos musicais. Então, opte por inserir “pop brasileiro, funk, dance” ao invés de “Anitta”, por exemplo;
- Em “Title”, insira o título da nova canção;
- Com tudo pronto, toque em “Create”.
Aguarde até que a IA conclua o processo. As duas opções geradas serão exibidas em um painel lateral ao modo de criação. Clique sobre elas para escutar o resultado.
Ficou curioso para ouvir o nosso resultado? Confira a nossa canção do TC Ensina.
Em seu plano gratuito, o Suno funciona com um esquema de créditos diários. Todo dia, 50 créditos são renovados na conta do usuário, o que garante a geração de até 10 músicas (segundo a própria plataforma). As músicas geradas no plano gratuito não podem ser usadas de forma comercial.
Além do Suno, outras plataformas também são capazes de realizar o trabalho – apesar que para a nossa experiência, o Suno foi a que mais se destacou. Confira na lista a seguir dez outras ferramentas para criar músicas com inteligência artificial:
Comentários