Tech 25 Mar
Conforme os requisitos de armazenamento continuam ficando cada vez mais exigentes, as fabricantes tentam atender essas demandas com dispositivos de alta capacidade, tais como os novos cartões microSD EVO Select e Plus da Samsung.
A Western Digital recentemente exibiu uma prévia de seu cartão SD SanDisk Extreme PRO, que tem como sua maior vantagem a impressionante capacidade de 4 TB. Para notebooks ou câmeras que contam com slots para cartões SD e que exigem uma alta transferência de dados, essa é uma excelente novidade.
Uma prévia desses cartões SD de alta capacidade não significa que o SanDisk Extreme PRO estará imediatamente disponível para compra, pois a Western Digital afirmou que eles não serão lançados até 2025. Quanto às velocidades, a AnandTech descobriu que o cartão suporta o Ultra Padrão High Speed-I (UHS-I), que pode atingir transferências de dados de até 104 MB/s no modo UHS104 (SDR104).
O cartão SD de 4 TB também possui velocidades mínimas de gravação sequencial de 30 MB/s, o que é suficiente para gravação de vídeo em 8K. Infelizmente, comparar este cartão com um SSD SATA III acaba sendo uma injustiça, pois as unidades de estado sólido da geração anterior podem atingir o pico de 550 MB/s. Não mencionaremos os drives M.2 NVMe porque eles nem estão no mesmo nível de desempenho.
No entanto, se você precisar expandir o armazenamento de seu notebook e estiver sem espaço para adicionar unidades adicionais, um cartão SD de 4 TB pode acabar atendendo sua necessidade. No entanto, estamos esquecendo um fator importante que pode mudar a opinião dos consumidores: o preço. Um cartão SD Extreme PRO de 256 GB da SanDisk custa cerca de R$ 1.100 reais no Brasil. Imagine só quanto a versão de 4 TB custará.
Quando eles forem lançados em 2025, é possível que eles não sejam encontrados por menos de US$ 500 no mercado internacional.
Comentários