LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tecnologia de upscaling do PlayStation 5 Pro deve melhorar velocidade e desempenho dos jogos

07 de agosto de 2024 9

Atualização (07/08/2024) - YB

Diversos rumores do PlayStation 5 Pro, a nova versão mais atualizada da atual geração de consoles da Sony, apontam que o videogame não terá nenhum salto significativo de hardware em comparação ao seu modelo base. Contudo, mais rumores mostram que o verdadeiro destaque do console deve estar em sua tecnologia de upscaling.

O mais recente episódio do podcast Moore's Law is Dead contou com a participação de Matthew Cassells, o fundador da Alderon Games (Path of Titans), comentou um pouco sobe como o PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) poderá melhorar o desempenho dos jogos que chegarão para o PlayStation 5 Pro no futuro.

De acordo com o que foi dito por Cassells, o PSSR poderá apresentar um ganho considerável para o console, pois se um jogo já consegue rodar em 60 quadros por segundo sem ray tracing, o upscaling do console ajudará o jogo a ter o mesmo desempenho com a tecnologia ativada.

Também seria possível sair de configurações de qualidade Média para o Ultra, por exemplo. Contudo, ainda haveria alguns artefatos na imagem, então há problemas em depender exclusivamente da tecnologia de upscaling. Porém, o ganho de desempenho de 100% em relação ao console base seria resultado de 50% do hardware do PS5 Pro e 50% do PSSR.

Então é possível que, caso os rumores sejam verdadeiros, o PS5 Pro será muito mais rápido e potente que o modelo padrão vendido atualmente.


A tecnologia de upscaling é algo verdadeiramente impressionante, surgindo há “pouco tempo” e tendo a NVIDIA como pioneira, mas apesar de ser tão boa, a tecnologia preocupa os gamers por se tornar eventualmente uma muleta para jogos mal otimizados.

Além de estar disponível para os jogadores de computador e, possivelmente, para os de consoles em um futuro, a tecnologia deve chegar para jogos mobile com ajuda da arquitetura Arm.

Atualização (24/04/2024) - GS

PS5 Pro: GPU mais rápida pode corrigir problemas em jogos usando a Resolução Dinâmica

Os rumores sobre o suposto PS5 Pro ficam cada vez mais intensos. Depois dos possíveis detalhes para que um jogo receba o selo de "PS5 Pro Enhanced" foram revelados, novas informações indicam que a placa de vídeo do novo console, que é cerca de 45% mais rápida que a dos modelos originais, pode ser suficiente para corrigir problemas em cenários com limitações de GPU, tais como os jogos usando agressivamente a resolução dinâmica.

Os especialistas do Digital Foundry discutiram recentemente as possíveis especificações do vindouro PS5 Pro, abordando o que a PlayStation Spectral Super Resolution e o Modo Ultra Boost podem trazer para os consumidores e quais jogos se beneficiariam dessas melhorias logo de cara, sem precisarem da interferência dos desenvolvedores.

Comparativo dos modos Performance e Qualidade no PS5. Imagem: reprodução

Entre os títulos que mais devem se beneficiar estão os que usam o AMD FSR 2 de forma agressiva, como Star Wars Jedi Survivor e Avatar Frontiers of Pandora, Final Fantasy VII Rebirth e Final Fantasy XVI, que parecem realmente borrados no modo Performance. Immortals of Aveum, e todos os jogos que possuem um modo VRR explícito, como a maioria dos títulos originais da Sony, como God of War Ragnarok, Spider-Man 2 da Insomniac e Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão, The Last of Us: Part I e The Last of US Parte II Remasterizado também são citados na lista.

Os jogos que não utilizam escala de resolução dinâmica e já rodam a sólidos 30 ou 60 quadros por segundo não verão nenhuma melhoria em relação ao PSSR e ao modo Ultra Boost, e provavelmente exigirão um patch real do PlayStation 5 Pro para aproveitar as vantagens das especificações aumentadas do console.

Embora ainda haja muito que não sabemos sobre a GPU do PlayStation 5 Pro, o Digital Foundry considera provável que o aumento nominal de 45% no desempenho da GPU em relação ao modelo básico deve ser potencialmente suficiente para resolver todos os problemas observados em cenários limitados pela GPU, que levar ao uso agressivo de escala de resolução dinâmica.

Muitos dos jogos atuais do PlayStation 5 fazem isso, especialmente no modo Performance, então o console de geração intermediária provavelmente fornecerá uma experiência melhor em todos os aspectos, destacando ainda mais como certamente era necessário para impulsionar os jogos da geração atual em termos de qualidade visual e desempenho.

Por enquanto, tudo não passa de rumores, mas você acredita que o PS Pro realmente trará uma mudança perceptível para os jogos?

Texto original - 16/04/2024

Os rumores sobre o suposto PS5 Pro estão cada vez mais intensos. No início da semana, o The Verge compartilhou algumas possíveis informações técnicas sobre o novo console da Sony, mas as coisas ficaram ainda mais suspeitas quando a empresa solicitou a remoção de um vídeo sobre o console do canal Moore Law is Dead, sob a reivindicação de violação dos direitos autorais.

Ao que parece, o lançamento do console está realmente se aproximando, fazendo com que mais informações sobre ele surjam na internet.

Fontes familiarizadas com os planos da Sony para o PS5 Pro disseram ao The Verge que a empresa está pedindo aos desenvolvedores que criem um novo modo gráfico exclusivo para o novo console. Os jogos devem combinar o novo upscaling de Super Resolução Espectral (PSSR) do PlayStation para resolução 4K com uma taxa de quadros de 60 FPS e efeitos de ray tracing.

Embora a Sony queira este novo modo nos jogos, o selo “Enhanced” do PS5 Pro ainda estará disponível para uma variedade de outros cenários que incluem jogos de 30 FPS. Os desenvolvedores têm a opção de aumentar a resolução alvo para jogos do PS5 Pro que rodam em resolução fixa no PS5 ou até mesmo aumentar a resolução máxima alvo para jogos que rodam em resolução variável no PS5.

Foto: reprodução

Isso pode significar que veremos jogos com o selo PS5 Pro Enhanced rodando entre 1080p e 1440p a 30fps no PS5 básico e rodando entre 1280p e 2160p no PS5 Pro na mesma taxa de quadros. Um aumento fixo na resolução de 1440p para 2160p também se qualificaria o jogo para o selo PS5 Pro Enhanced. Os desenvolvedores também podem optar por ativar efeitos de ray tracing e obter o selo PS5 Pro Enhanced sem melhorar a resolução ou as taxas de quadros. Se um desenvolvedor quiser atingir 60 FPS em vez de 30 FPS com a mesma resolução, isso também pode ser qualificado como um jogo PS5 Pro Enhanced.

No entanto, simplesmente rodar um jogo com uma taxa de quadros mais estável no PS5 Pro não é suficiente para receber o selo Enhanced. A Sony também não adicionará o selo a jogos que rodam com resolução variável e ganham uma resolução aumentada no PS5 Pro sem melhorar a resolução máxima. Portanto, se um jogo passar da variável 1440p–2160p para a variável 1800p–2160p, isso não o qualifica para o selo Enhanced.

Foto: reprodução

Os desenvolvedores precisarão atualizar seus jogos para o kit de desenvolvimento mais recente da Sony para aproveitar as vantagens dos recursos do PS5 Pro, mas alguns jogos que não foram atualizados ainda se beneficiarão de melhor desempenho no próximo console.

O PS5 Pro deve contar com um modo “ultra-boost” que ajudará os modos VRR a rodar em uma taxa de quadros mais alta, e jogos com resolução variável podem ser renderizados em resoluções mais altas. As taxas de quadros gerais também podem ser mais estáveis ​​em alguns jogos.

Entretanto, a Sony alerta os desenvolvedores que muitos jogos sem patch não mostrarão melhorias neste modo ultra-boost. Jogos que rodam em resolução fixa e configurações gráficas para resoluções de renderização fixas não apresentarão melhorias. Mesmo que os desenvolvedores permaneçam em versões mais antigas do kit de desenvolvimento, eles ainda poderão utilizar o PSSR para aprimorar títulos e obter acesso à memória adicional do sistema que a Sony está oferecendo aos desenvolvedores.

Os requisitos para receber o selo PS5 Pro Enhanced parecem muito aos que a Sony fez com o PS4 Pro, e os desenvolvedores podem contar com a flexibilidade de escolher o que desejam melhorar. Se um jogo se qualificar para o rótulo Enhanced, ele poderá ser exibido na embalagem do disco e nas páginas da PlayStation Store da Sony.

Veja também!


9

Comentários

Tecnologia de upscaling do PlayStation 5 Pro deve melhorar velocidade e desempenho dos jogos
  • Tô achando quando lançar tudo ser só papo furando e não será tão forte já que nem o Ps5 foi tão especial assim fora que as empresas continua lançando jogo para plataforma antiga lugar dele já lançar jogo só para nova geração mas nenhum vão conseguir isso

      • Por que não adiantam a próxima geração para 2026?
        Um Playstation 6 para rodar tudo em 4K 60FPS / 8K 30FPS seria perfeito na Black Friday de 2026.

          • Interessante...

            No entanto.... Está quase para lançar o PS6

              • Se o aumento do clock da CPU é de apenas cerca de 10%, como dizem os rumores, não será suficiente para a grande maioria dos jogos que tem limitação na CPU. A não ser, é claro, que partam para usar uma resolução menor e upscaling por IA. De qualquer forma, não creio que a diferença na qualidade justifique o aumento do preço -- seja lá quanto for.

                  • Esse PSSR é um upscaling por IA, é aquilo só na hora para vermos se os jogos que usam essa tecnologia vão ter uma boa melhora, na questão preço depende muito do valor dele, se ele tiver uma boa melhora nos jogos aí até 5k justifica o preço, agora de for 6k ou mais aí é foda.

                    • Não faz sentido lançar um console para meia geração. O PS5 Pro deveria ser lançado junto com o PS5 base, mesmo que custasse o dobro do preço.

                        • Com certeza, se os caras ficarem nessa put@ri@ de lançar consoles a cada 4 anos compensa mais partir para um PC logo !! É mais caro ?? Sim, mas em contrapartida você vai trocando as peças conforme a necessidade (console só comprando outro).

                            • Muito mais caro mano, um ps5 normal custa 3.600 enquanto um PC com a mesma potência uns 6 a 7k, além disso a experiência de usar um PC gamer é muito jogar jogos fps com teclado e mouse só que para isso você precisa de um monitor e como 90% das pessoas só tem tv é mais um custo.

                              • Concordo, mas li uma matéria a respeito, a ideia não é a sony vender mais ou qlq outra coisa, e sim, se preparar para uma nova geração, não entendo nada, mas é algo de se pensar.

                                Tech

                                PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                Economia e mercado

                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia