LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Gen 4 pode forçar fabricantes a usarem baterias maiores

16 de abril de 2024 23

Fabricantes de smartphones que adotarem a quarta geração da linha Snapdragon 8 de processadores (Snapdragon 8 Gen 4) possivelmente serão obrigadas a incluir uma bateria maior em seus produtos, de acordo com rumores veiculados no Weibo.

Segundo o Digital Chat Station, um informante da rede social chinesa, a empresa americana vem testando um protótipo do novo processador junto a algumas fabricantes asiáticas – e aparentemente, o valor mínimo de capacidade de bateria nos testes foi de 5.500 miliampere-hora (mAh). Para fins comparativos, o Galaxy S24 Ultra – atualmente a oferta mais poderosa da Samsung – tem 5.000 mAh.

Veja também

Não há confirmação de que a Qualcomm esteja ampliando tanto a capacidade energética do Snapdragon 8 Gen 4, mas é possível contextualizar a ideia: rumores anteriores afirmaram testes de benchmark onde o chipset atingiu velocidades de 4 GHz – uma instância afirmou até mesmo 4,3 GHz.

Em termos leigos: isso é bem mais poder de processamento que o atual Snapdragon 8 Gen 3, que traz uma média de 3,3 GHz de velocidade. Esse salto de quase 1 GHz a mais se traduz em um consumo elevado de carga de bateria.

Outro rumor afirma que o Snapdragon 8 Gen 4 viria com menos núcleos voltados à eficiência energética: arquiteturas de processamento são, normalmente, divididas entre a relação total de núcleos, seguida de quantos núcleos são voltados às funções majoritárias e quantos são dedicados à redução do consumo de energia.

Imagem: Wccftech/Reprodução

No caso do novo chipset, boatos afirmam que a Qualcomm deve trazer um componente de oito núcleos, mas todos serão voltados à capacidade de processamento – especificamente, dois núcleos majoritários, seis intermediários, e nenhum voltado à eficiência. Uma abordagem similar foi tomada pela MediaTek com o Dimensity 9300 e, sem surpresas, isso trouxe um gasto maior de energia dos processadores da concorrente chinesa.

Claro, nada disso é confirmado até o momento: a Qualcomm não comentou nada sobre o assunto. Entretanto, o Digital Chat Station tem consistência em revelar rumores que, mais tarde, acabam sendo comprovados.

Pelo sim ou pelo não, teremos que esperar um pouco para saber: a Qualcomm deve lançar o Snapdragon 8 Gen 4 apenas em outubro deste ano.

O Samsung Galaxy S24 Ultra está disponível na Amazon Cliente Prime por R$ 5.849 e na Magazine Luiza por R$ 6.299. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 96 ofertas clique aqui.
(atualizado em 20 de julho de 2024, às 16:02)

23

Comentários

Snapdragon 8 Gen 4 pode forçar fabricantes a usarem baterias maiores
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos