Tech 07 Mar
Existem algumas plantas que podem ajudar na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, doença que acumula mais de 3 milhões de casos no Brasil. Os pesquisadores afirmam que existem espécies com compostos químicos com capacidade de agirem como um repelente natural para afastar os insetos.
Maria Anice Sallum é professora do departamento de epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP e falou sobre essa novidade:
Na planta, o efeito de repelência é baixo e o produto não está exatamente disponível no ar, não há um aerossol que espalha a substância no ambiente. Além disso, há outros compostos na própria planta que podem atrapalhar essa ação de afastar o mosquito.
Uma dessas plantas é a citronela, mas os especialistas dizem que a duração do efeito de repelência é limitado. Portanto, o ato de extrair o óleo das plantas pode gerar uma eficácia maior para afastar os mosquitos da Dengue. Além disso, é um processo que concentra, potencializa o efeito de repelência e reduz possíveis riscos.
Isso porque, caso as plantas sejam utilizadas de forma inadequada, podem ser um problema para a saúde da pessoa. As substâncias capazes de afastar o inseto estão dentro dos tecidos e não são dispersas no ambiente o tempo todo. Esfregá-las na pele, por exemplo, pode causar alergias em vez de potencializar o efeito de repelência.
Mais sobre a Dengue: confira os detalhes sobre a última ampliação da vacinação contra a doença no Brasil.
Comentários