Rumores 19 Abr
De acordo com novos vazamentos feitos pelo famoso leaker Moore’s Law Is Dead, o AMD Zen 6 deve trazer até três variantes diferentes em seu lançamento, que ainda não tem uma data exata. Além de afirmar sobre suas novas variantes, o leaker também comentou sobre boas mudanças nessa tecnologia, que inclui um controlador de memória novo.
Em setembro de 2023, Moore’s Law Is Dead vazou que os processadores Zen 6, que tinham codinome “Morpheus”, poderiam utilizar nodes de processamento de 3nm e 2nm, assim como chegariam em meados de 2025. Também foi comentado sobre o avanço tecnológico de núcleos dos chips Ryzen para desktop, que trariam 32 núcleos.
De acordo com os vazamentos recentes, a AMD deverá finalizar o design dos produtos AMD Zen 6 por volta do terceiro trimestre de 2024. Porém, o leaker acredita que o lançamento oficial do produto deve ser empurrado para 2026, pois a Team Red não sabe ao certo “quantos da família serão 2nm”.
O vazamento também revela que os três modelos serão: Standard, Dense Classic e o Client Dense. O modelo Standard, como o próprio nome sugere, é apenas a versão básica dessa nova arquitetura para desktop e com uma frequência maior.
Já o modelo Dense Classic são parecidos com a linha do Zen4c e do possível Zen 5c. No caso, os núcleos Zen 4c da AMD conseguem ocupar metade dos espaços dos núcleos de CPU Zen 4 normais, porém, eles contam com a mesma arquitetura subjacente.
Resumidamente, núcleos Zen 4c são idênticos aos Zen 4, mas com menos cache L3 e clocks reduzidos para garantir economia de espaço.
Por fim, o “Client Dense” leva a fórmula do Xc para um novo nível, pois ele aumenta a contagem de seus núcleos. Contudo, o processador sofre com uma penalidade de energia. O Zen 6 deve contar com um “redesenho quase do zero” quando comparado com o Zen 5, além de um novo Execution Scheduler.
A linha AMD Zen 6 ainda deve levar bons anos para chegar, mas até lá, a AMD tem trabalhado em outros projetos, principalmente com IA.
Comentários