Android 08 Jun
Atualização (10/06/2024) - EB
O Xbox Showcase desta semana não teve o esperado anúncio de um console portátil, mas a possibilidade deste dispositivo existir ainda não foi descartada. Durante uma entrevista, o chefe do Xbox, Phil Spencer, revelou que acredita que a divisão de jogos da Microsoft deveria lançar um concorrente para o Nintendo Switch, ROG Ally e Steam Deck.
A declaração foi feita durante uma entrevista para o portal IGN, quando Phil Spencer deu a seguinte resposta ao ser questionado sobre a possibilidade da Microsoft lançar um console portátil:
Acho que deveríamos ter um portátil.
Na entrevista que pode ser assistida da íntegra abaixo, Spencer tenta ser vago a respeito do portátil, mas diz que acredita no futuro dos jogos do Xbox em um console que pode ser levado para qualquer lugar, pois ainda há futuro em jogos instalados localmente.
O líder ainda enfatizou que este tipo de dispositivo faz muito sentido para o Xbox, pois foi a filosofia de jogar em qualquer lugar que impulsionou a criação do Cloud Gaming (xCloud).
O futuro para nós em hardware é muito incrível, e o trabalho que a equipe está fazendo em torno de diferentes fatores de forma, diferentes maneiras de jogar.
Spencer também descartou que a Microsoft lance um dispositivo similar ao PlayStation Portal, que apenas permite jogar em nuvem, pois segundo ele "jogar localmente é muito importante".
Apesar de o console não ser confirmado em nenhum momento, o executivo disse que mais novidades a respeito serão reveladas em breve:
Hoje foi sobre os jogos... Mas teremos um tempo para sair e falar mais sobre plataforma, e mal podemos esperar para trazê-la para você.
Isto basicamente confirma que a Microsoft está trabalhando em algum tipo de console portátil, mas ainda teremos que aguardar por mais tempo para saber qual será o futuro exato do Xbox neste mercado que está ganhando cada vez mais concorrentes.
No final de abril, a Microsoft começou a veicular uma pesquisa que visava descobrir o interesse dos jogadores por um "Xbox Portátil", sendo uma espécie de concorrente para o Steam Deck e ROG Ally da ASUS.
Ainda que tenhamos visto muitos rumores sobre o Xbox da próxima geração nas últimas semanas, parece que a gigante de Redmond pretende revelar este dispositivo portátil muito em breve.
No próximo domingo (09), a Microsoft irá realizar sua tradicional Xbox Games Showcase, um evento repleto de novidades sobre os jogos da Microsoft Gaming. De acordo com o informante insider eXtas1s, que já revelou informações certeiras sobre o Xbox no passado, a apresentação também pode servir como palco para o primeiro vislumbre do portátil.
Chamado de "Xbox Portátil", o insider afirma que a empresa irá apenas mostrar uma prévia do hardware durante a apresentação, como uma forma de confirmar que está trabalhando nele. Detalhes sobre o dispositivo como o preço e a eventual data de lançamento não serão revelados nessa ocasião.
No passado, a Xbox já trouxe prévias antecipadas de seus dispositivos antes do anúncio oficial. Durante a E3 de 2016, a primeira prévia do "Project Scorpio", que viria a se tornar o Xbox One X posteriormente, foi mostrada ao público. Além disso, a Microsoft também mostrou o Xbox Series X cerca de um ano antes do lançamento dele.
Sendo assim, caso o portátil do Xbox seja anunciado esta semana, é possível que ele só seja lançado em 2025 ou até mesmo depois disso.
Você acha que um Xbox portátil vai fazer sucesso?
Texto original - 29/04/2024
O Steam Deck abriu as portas para uma gama inteiramente nova de dispositivos portáteis com foco em games. Com ele, fabricantes como ASUS, Lenovo e MSI passaram a trazer para o mercado dispositivos similares e cada vez mais avançados.
Ainda que a Microsoft tenha desistido da ideia de lançar um dispositivo Xbox com foco no streaming de jogos, parece que a gigante de Redmond pode tentar uma nova empreitada no futuro ao lançar um "Xbox Portátil".
Desde que o Rog Ally, Legion Go e MSI Claw chegaram ao mercado, a Microsoft se mostrou como grande entusiasta desses dispositivos, oferecendo inclusive parcerias com meses grátis do Game Pass para os consumidores. Ao que parece, o interesse nesses equipamentos foi tão grande que Phil Spencer, presidente da divisão Xbox, pode estar se preparando para liderar o desenvolvimento de um dispositivo que permitirá a milhões de jogadores desfrutar do Game Pass em qualquer lugar, a qualquer momento, com qualquer pessoa.
Ao longo dos últimos meses, em meio a comentários sobre o quão interessante considera um dispositivo que pode ser descrito como um “Xbox portátil” e de informações não oficiais indicarem que algo nesse sentido está sendo considerado internamente, a Microsoft está medindo o interesse dos seus fãs nessa possibilidade.
Oficialmente, Spencer apenas confirmou que estão testando designs, mas esta semana, diversos usuários passaram a receber mensagens da Microsoft com questionários sobre o que consideram mais importante no uso de um dispositivo portátil.
A instalação nativa de jogos, a possibilidade de jogar títulos pela nuvem, o tipo de uso e ainda o impacto de um PC portátil são algumas das questões que a Microsoft apresenta aos clientes para tentar descobrir o que é mais importante em um dispositivo similar ao Steam Deck.
Um dispositivo proprietário da Microsoft poderia causar uma verdadeira revolução nesse segmento de dispositivos, já que ele poderia vir acompanhado de uma versão customizada do Windows, voltada para a usabilidade em telas menores e com facilidades para o uso com controle por toque, algo que ainda falta nos dispositivos atuais.
Por enquanto, tudo não passa de uma possibilidade, mas não seria uma surpresa tão grande ver um dispositivo como este chegando ao mercado, ainda mais com o Xbox cada vez mais próximo de se tornar um PC, além do fato de que os executivos da Microsoft estão em busca de expandir seus jogos exclusivos para outras plataformas.
Você acha válida a ideia de um "Xbox Portátil"?
Comentários