Lançamentos 02 Set
Atualização (02/09/2024) - YB
Ainda não temos nenhuma confirmação real relacionada ao PlayStation 5 Pro, a versão de meia geração do atual console da Sony, mas é seguro dizer que estamos cada vez mais próximos de seu anúncio oficial com o passar dos dias. Em mais uma nova leva de rumores, é dito que o desempenho do novo videogame deve ser parecido com o da Radeon 7700 XT.
Em uma postagem feita na sua conta oficial do X (antigo Twitter), o famoso leaker da AMD, o Kepler, divulgou que o desempenho do novo videogame da Sony esá próximo da placa de vídeo da AMD, a radeon 7700 XT, em termos de rasterização de imagem, mas com uma tecnologia de Ray Tracing um pouco mais rápida que o normal.
Esses rumores batem com informações vazadas de julho, quando foi dito que o novo PS5 Pro contaria com novos recursos de Ray Tracing que entregariam 4 vezes mais desempenho que o normal.
Como antes dito, estamos possivelmente mais próximos de um anúncio oficial da Sony, visto que pode acontecer no Tokyo Game Show, já que a empresa confirmou presença no importante evento de jogos, e mais informações estão surgindo.
Recentemente, algumas imagens vazadas surgiram na internet e com elas foram revelados possíveis preços para duas edições do PS5 Pro, data de anúncio e mais.
Texto original - 07/05/2024
Digital Foundry revela novas informações sobre a GPU do PS5 PRO
A Digital Foundry, conhecido canal do YouTube focado em hardwares de computadores e consoles, revelou mais informações do que podemos esperar da GPU do novo PlayStation 5 Pro, o novo console da Sony para aguentar a metade da atual geração, que pode chegar aos mercados ainda este ano.
O chip gráfico do console deve contar uma velocidade de 2,18 GHz, porém, com um certo “boost”, é possível atingir até 2,35 GHz de frequência. Mais detalhes revelam que o cache L2 permanecerá com 4 MB para cada WGP (Processadores de Grupo de Trabalho), enquanto o L1 e o L0 dobram suas capacidades, segundo o episódio do podcast do DF.
O episódio 161 do DF Direct Weekly explicou que o cache L1 passará de 128 KB para até 256 KB e o L0 vai de 16 KB para 32 KB visando melhorar o desempenho relacionado ao Ray Tracing. Vale destacar que a GPU do PS5 Pro contará com 30 WGPs ativos, um aumento de 12 em relação ao modelo padrão, que tem 18 WPGs.
Em outras palavras, o novo console terá um aumento em suas unidades de computação de 67% que se resume a 45% de desempenho extra. Porém, jogos que utilizarem ao máximo os recursos do PS5 Pro, o que geralmente não acontece com consoles de nova geração, será possível contar com um desempenho superior a 45%.
Fora esse aumento, o novo console da Sony pode contar com o auxílio do já comentado PSSR, que por sua vez pode ser tão revolucionário para a PlayStation quanto o DLSS foi para a NVIDIA.
Comentários