LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA GeForce RTX 5090: vazam detalhes da GPU GB202, memória GDDR7 de 28 Gbps e mais

27 de maio de 2024 23

Atualização (27/05/2024) - FM

A GeForce RTX 5090 pode ser lançada em breve como a nova placa de vídeo de altíssimo desempenho da NVIDIA, trazendo uma arquitetura renovada e a próxima geração de memórias GDDR. No entanto, apesar de migrar para várias tecnologias inéditas, é esperado que a GPU tenha o mesmo design monolítico da GeForce RTX 4090.

Em vez de utilizar o mesmo design de chiplets do superchip GB200, que interconecta várias matrizes de processamento através do NVLink, a nova placa de vídeo de alto desempenho para jogos deverá ser equipada com uma plataforma monolítica, que tem todos os seus diferentes tipos de núcleos integrados a uma única matriz de GPU.

As informações foram reveladas pelo vazador kopite7kimi do X (Twitter). Com isso, é possível deduzir que a gigante de hardware manterá seu design de chiplets exclusivo para seus processadores para data center e IA, enquanto as placas de vídeo para jogos, voltadas ao público consumidor, segue contando com um chip monolítico.

Especula-se atualmente que essa GPU, supostamente chamada de “GB202”, deve ser fabricada com um processo de 4 nanômetros da TSMC, contradizendo os primeiros rumores que apontavam para o uso da tecnologia de 3 nanômetros, que é mais eficiente e garante um desempenho superior ao hardware.

Levando em consideração os rumores prévios de que a GPU GB202 — que será utilizada somente na GeForce RTX 5090 — terá o dobro de núcleos em comparação com a GPU GB203, que será usada na GeForce RTX 5080, é possível deduzir que o chip mais poderoso terá uma área de matriz significativamente maior.

Com isso, pode haver necessidade de um sistema de dissipação de calor mais robusto. Vazamentos anteriores revelam que a NVIDIA está experimentando diferentes opções de resfriamento para o design de referência da GeForce RTX 5090.

(Imagem: NVIDIA)

Outras especificações vazadas sugerem que a placa de vídeo topo de linha da NVIDIA será equipada com 32 GB de memória GDDR7 com velocidades de até 28 Gbps. Considerando que o barramento poderá ter 512 bits, é possível que estejamos falando de uma largura de banda massiva de 1,79 TB/s.

A expectativa é que a GeForce RTX 5090 seja anunciada em meados do segundo semestre de 2024, possivelmente logo após o lançamento da GeForce RTX 5080.

Atualização (23/05/2024) - FM

NVIDIA GeForce RTX 5090 tem novas especificações vazadas com memória GDDR7 de 28 Gbps e mais

A NVIDIA está preparando o lançamento de uma nova geração de placas de vídeo para 2024. O modelo mais avançado é supostamente chamado de “GeForce RTX 5090”, e costuma protagonizar a maioria dos vazamentos relacionados à linha apelidada como “Blackwell” — que também é o nome da arquitetura que será utilizada na GPU.

Nesta quinta-feira (23), um novo vazamento revelou informações adicionais sobre o que podemos esperar da GeForce RTX 5090. De acordo com o usuário Panzerlied do fórum Chiphell, a nova placa de vídeo topo de linha terá um sistema de memória muito avançado, combinando tecnologias como o GDDR7, barramento de 512 bits e mais.

(Imagem: Reprodução)

Com um barramento incrivelmente denso de 512 bits (superando a GeForce RTX 4090, com 384 bits), a próxima geração da placa de vídeo mais potente da NVIDIA promete um salto de desempenho tão expressivo quanto o da RTX 4090. Ainda, o vazador afirma que o modelo terá 16 módulos de memória GDDR7 com velocidades de 28 Gbps.

Para comparar, a GeForce RTX 4090 tem 12 módulos de memória GDDR6X com velocidade de até 24 Gbps e capacidade total de 24 GB de VRAM. Deduzindo que a NVIDIA continuará utilizando módulos com capacidade de 2 GB, é possível deduzir que a GeForce RTX 5090 terá um recorde de capacidade de memória na linha, com 32 GB de VRAM.

Para abrigar todos os 16 módulos de GDDR7, é esperado que a placa de circuitos da GeForce RTX 5090 traga um novo design em sua versão “Founders Edition”, que é projetada pela NVIDIA. Os módulos de memória ficarão organizados no topo, aos lados e abaixo da GPU, permitindo uma organização de componentes mais eficiente.

Um detalhe que chama atenção é que a GeForce RTX 5090 Founders Edition pode ter dois ventiladores para ajudar na dissipação de calor das memórias e da GPU. Curiosamente, suas antecessoras contam com apenas uma ventoinha. Além disso, é informado que a NVIDIA está testando três protótipos com diferentes configurações de design.

(Imagem: Reprodução)

Ainda não há certeza quanto à data de lançamento da próxima geração de placas de vídeo da “equipe verde”, mas uma das teorias aceitas indica que a GeForce RTX 5090 e 5080 serão apresentadas já em 2024, provavelmente em meados do 4º trimestre. Também é possível que a empresa anuncie o hardware no início de 2025.

Texto original (09/05/2024)

RTX 5090 tem possíveis especificações vazadas e comparativo com a 4090

Estamos cada vez mais próximos da nova série de placas de vídeo RTX da NVIDIA, pois a empresa tem se preparado para lançar os primeiros modelos da linha ainda no final de 2024, como sugerem os rumores, mas antes disso, um novo vazamento mostra um pouco do que podemos esperar dessas novas GPUs.

O vazamento veio do confiável leaker “Panzerlied”, que por sua vez mostrou que a futura placa deve contar com 192 Stream Processors, um cache L2 de 128MB e muitos outros detalhes que reforçam um salto significativo em comparação ao modelo topo de linha da NVIDIA na série RTX 40, a GPU RTX 4090.

A expectativa dos consumidores é grande para o anúncio oficial, pois a NVIDIA antecipou o ciclo de novas placas RTX depois dos problemas que a série RTX 40 enfrentou em seus lançamentos, como, por exemplo, a polêmica em relação ao poder bruto das placas de vídeo sem depender de tecnologias do DLSS3 em alguns modelos.

Abaixo, você pode conferir as especificações vazadas pelo leaker ontem (08/05), mas é importante ter em mente que, até que a empresa emita alguma nota ou coisa do tipo para oficializar, tudo isso não passa uma pequena prévia que pode ser diferente em seu anúncio pela empresa. Confira:


Caso sejam confirmadas, essas especificações apresentaram um real salto tecnológico e com um desempenho interessante na nova RTX 5090, que por sua vez deve usar um chip GB202 que contará o mesmo node de processamento do chip GB101 focado em IA, segundo o leaker Kopite7Kimi.

Kopite7Kimi também sugere que GB202 terá 8 TPCs em cada um de seus 12 GPCs, o que totalizará 96 TPCs. Inicialmente, os primeiros rumores indicavam que os planos da NVIDIA eram de reutilizar o barramento de memória de 384 bits, porém, recentes informações do próprio leaker apontam para um barramento de memória de 512 bits.


Ainda não se sabe exatamente quando a NVIDIA planeja lançar as primeiras placas RTX 50, apesar de que é esperado que o lançamento da RTX 5080 aconteça até o final deste ano, enquanto a RTX 5090 pode vir em 2025.

Veja também


23

Comentários

NVIDIA GeForce RTX 5090: vazam detalhes da GPU GB202, memória GDDR7 de 28 Gbps e mais
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos