Tech 19 Abr
A Airbus apresentou hoje o seu primeiro modelo de avião-helicóptero na cidade de Marselha, no sul da França. Segundo a Reuters, a aeronave se chama Racer e combina as maiores vantagens dos helicópteros com a dos aviões. O vôo inicial foi realizado em abril, mas a apresentação oficial do modelo foi realizada hoje com parceiros da Airbus.
A aeronave é composta por uma estrutura que lembra um helicóptero com hélices na área superior e uma cauda, mas também tem asas laterais e na traseira, inspirados em aviões. Essa mistura permite que o Racer consiga decolar e aterrissar sem uma pista longa, além de atingir altas velocidades quando está no ar.
O projeto envolveu 40 parceiros da Airbus de 13 países europeus com apoio do projeto Clean Sky 2 da União Europeia, que incentiva a criação de veículos de transporte aéreo com baixas emissões de carbono para que a indústria europeia se mantenha competitiva globalmente.
A Airbuds destaca que as duas asas do Racer otimizam a sua aerodinâmica com redução de peso e maior segurança, enquanto a aeronave é controlada por 8 mecanismos nas asas e na cauda.
A hélice no topo pode ser inclinada para reduzir o ruído e aumentar a estabilidade, mas um dos maiores diferenciais são os motores independentes, pois um deles pode ser desligado durante os voos para reduzir ainda mais o consumo de combustível e a emissão de gases.
Segundo Julien Guitton, chefe do projeto, o Racer emite 20% menos CO₂ do que uma aeronave tradicional com o mesmo peso, um requisito essencial para a aprovação do projeto no Clean Sky 2.
O Airbuds Racer ainda não está disponível para compra ou será utilizado em grandes frotas, pois são necessárias mais etapas de testes e certificações antes dele chegar ao mercado. A ideia é utilizá-lo para operações de transporte de feridos, pacientes com urgência e realizar resgates em locais de difícil acesso.
Comentários