LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova ferramenta de IA da Microsoft pode recuperar tudo o que você viu e fez no PC

21 de maio de 2024 7

A Microsoft apresentou recentemente uma nova ferramenta inovadora que pretende ajudar os seus usuários a encontrar e recuperar tudo o que foi visto ou fez em seu computador pessoal. A ferramenta pode ser chamada de Recall, mas a gigante de tecnologia parece ter batizado a função internamente de “AI Explorer”.

A ideia da ferramenta é se tornar um historiador pessoal que facilita encontrar aquilo que antes foi perdido, como recuperar comunicações em reuniões ao vivo, lembrar todos os sites que visitou para pesquisa e muito mais. Para ter acesso às informações, o usuário precisará apenas realizar uma ação de “Recuperação”

Novamente, quase tudo o que você fizer em seu computador pode aparecer na linha do tempo explorável que o Recall cria, menos coisas mais pessoais e protegidas, como navegação privada do Microsoft Edge e conteúdo protegido por DRM, segundo a própria Microsoft.

Porém, não será todo computador equipado com Windows 11 que conseguirá rodar o Recall. Apenas novos computadores do “PCs Copilot Plus” que possuírem os novos chips Snapdragon X Elite da Qualcomm que contam com unidade de processamento neural darão conta de trabalhar com a nova ferramenta da maneira correta.

Veja abaixo um exemplo de linha temporal criada pelo Recall:


Além disso, há requisitos mínimos no armazenamento dos computadores para poder que a ferramenta funcione, conforme a página de FAQ do Recall diz:

O espaço mínimo no disco rígido necessário para executar o Recall é de 256 GB e 50 GB de espaço devem estar disponíveis. A alocação padrão para Recall em um dispositivo com 256 GB será de 25 GB, que pode armazenar aproximadamente 3 meses de snapshots. Você pode aumentar a alocação de armazenamento para Recall nas configurações do seu PC. Os instantâneos antigos serão excluídos assim que você usar o armazenamento alocado, permitindo que novos sejam armazenados.

Por fim, é importante destacar que a Microsoft ressalta que o conteúdo armazenado pelo Recall permanecerá apenas localmente e privado em seus dispositivos. Os usuários também poderão pausar, parar ou excluir todo o processo de captura, além de ser possível até mesmo bloquear sites específicos.

Só que a Microsoft também diz que a plataforma oculta ativamente informações confidenciais, como senhas e números de contas bancárias. A Microsoft continua implementando sua IA em diversos serviços e o Recall é o resultado deste trabalho em progresso.

Veja também


7

Comentários

Nova ferramenta de IA da Microsoft pode recuperar tudo o que você viu e fez no PC
  • Essa é uma tentativa da MS prevendo o uso da IA em conteúdos piratas. Imagine vc traduzir uma série, legendar ou dublar, no seu PC. Com isso aí eles podem bloquear conteúdo DRM.

      • e a questão da privacidade? fico com medo da IA saber de tudo que a gente faz (como se já não soubessem demais)

        • A Microsoft inventa muita coisa as vezes desnecessárias, esse recurso pode ser um deles

            • A pergunta que não quer calar. O quanto essas IAs irão consumir de recursos dos pcs? IA consome muita VRAM quando executada em GPUs, será que o consumo de memoria ram e ssd será muito grande?Esse processo de memorizar todas as atividades de um pc requer um certo registro de atividades o que consome memória. O windows tem um recurso de linha do tempo, basta apertar windows+tab e ir rolando pra baixo que mostra todos os arquivos abertos por data.Somente após os primeiros testes que saberemos se os recursos de IA serão úteis levando em conta o consumo de recursos.Quero ver a resposta das fabricantes de GPU as NPUs. Muitos pcs contam com GPUs capazes de rodar o copilot sem precisar trocar de maquina, principalmente desktops que não precisam se preocupar com consumo de energia.
              Lembrando que a maior parte das IAs como o chatGPT usam GPUs para processar dados na nuvem.

                • Vejo que vc n leu nada a respeito, primeiro o Recall será processado em NPU's e nenhum computador atual no mundo rodará ele, e sim pcs lançados partir de junho desse ano que contém com o selo "copiloto+pc" da Microsoft.

                    • Pelo que eu li na matéria o próprio Windows já reserva espaço em ssd para usar esse recurso. Quando eu falei de uso de recursos eu citei memoria e ssd, todo mundo sabe que as NPUs que vão processar isso.Caso o consumo de memoria e ssd forem altos, muitos vão preferir desativar isso.

                    Economia e mercado

                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos