Tech 18 Abr
Sem fazer muito alarde, a Meta começou a introduzir a ferramenta de “chats de Comunidade” no Facebook Messenger. Você deve reconhecer a função de quando ela foi originalmente lançada no WhatsApp, em 2022.
Assim como em sua contraparte no app de cor verde, o “Communities for Messenger” (o lançamento ainda não havia chegado ao Brasil até a publicação desta nota) também permite a criação de canais e grupos específicos de interação, como escolas, empresas ou outras organizações, facilitando a organização de comunicação dessas pessoas.
Veja também
A vantagem continua sendo a de organizar essas conversas sem que você precise atrelar-se a um grupo ou página dentro do Facebook. Antes, ou você criava um grupo específico para isso dentro do Messenger, ou usava a ferramenta de conversa de alguma fanpage.
No novo formato, a Meta está experimentando a ideia de tornar fazer do Messenger uma rede social própria, sem que ela seja muito ligada ao Facebook em si. Diga-se de passagem, a empresa já vinha sinalizando essa intenção desde quando desvinculou o Messenger das DMs do Instagram – por mais que seja dona de todos, a Meta quer que cada recurso responda por si, pelo que parece.
A ferramenta consolida diversos chats em um só lugar, permitindo a criação de subgrupos específicos, separados por tema e cada um com seu próprio administrador. Obviamente, a comunidade geral teria uma pessoa designada para liderar a todos, mas o entendimento disso é bem simples. Imagine que, uma comunidade voltada a uma escola tenha grupos voltados às disciplinas ensinadas, onde cada professor seria responsável pela sua aula, enquanto a comunidade inteira ficaria sob encargo do diretor.
De acordo com o anúncio da Meta, cada comunidade permitirá que até 5 mil pessoas ingressem à ela por meio de convites que serão compartilhados pelos seus membros.
A diferença entre as Comunidades do Messenger e do WhatsApp reside no fato de que, no primeiro caso, você depende apenas da capacidade social do Facebook – se existe um perfil ativo na rede, ele pode ser convidado a participar. No WhatsApp, você precisa ter o número de celular da pessoa a ingressar no time.
A novidade já está em distribuição e deve aparecer nos próximos dias para toda a base.
Comentários