Lançamentos 06 Jul
Atualização (08/08/2024) - GS
Os fãs e o mercado de acionistas não aguentam mais esperar pelo lançamento do Nintendo Switch 2, mas enquanto a gigante nipônica não decide colocar o dispositivo para jogo, temos que nos contentar com mais uma rodada de rumores.
Já faz um tempo que temos lido rumores sobre as supostas especificações técnicas do novo console da Nintendo, com muitos indicando que ele terá suporte à tecnologia DLSS da NVIDIA e que pode ter até mesmo um hardware similar ao do Steam Deck, ainda que inferior em desempenho.
No mais recente episódio do podcast Moore's Law is Dead Broken Silicon, Matthew Cassells da Alderon Games, falou um pouco sobre o suposto hardware do Nintendo Switch 2. Embora as especificações o coloquem em pé de igualdade com o Steam Deck, a CPU mais fraca de um núcleo no Switch 2 pode impactar o desempenho em alguns cenários, fazendo com que o software limite o dispositivo.
As fabricantes de consoles incluem em seus sistemas processadores de segurança e encriptação que impõem limitações nos dispositivos, e parece que isso irá se repetir no novo console da Nintendo, especialmente considerando como o Switch foi desbloqueado ao longo dos anos.
Curiosamente, o Nintendo Switch 2 pode ter ainda mais limitações do que o previsto. Por exemplo, no sistema atual, um jogo não pode escrever muitos dados para previnir que o armazenamento flash fique sobrecarregado, o que é uma grande limitação para alguns tipos de jogos. O console atual também possui uma limitação restrita no tamanho dos patches, o que pode ser bem impactante.
Para o resto, o Nintendo Switch 2 deve ser mais do que o suficiente para o futuro, já que os 12 GB de RAM não devem criar problemas para as altas resoluções. Entretanto, para jogos mais completos usando ray tracing ou recursos da Unreal Engine 5, isso deve exigir o upscalling de resoluções bem baixas, resultando em uma qualidade de imagem embaçada.
Como sempre, tudo não passa de rumor, o que significa que teremos de esperar até as revelações oficiais para descobrir o que a Nintendo está planejando.
Atualização (08/07/2024) - RS
O Nintendo Switch 2 pode ser mais poderoso em comparação com a versão atual do console híbrido. Segundo informações do Youtuber dono do canal Moore’s Law is Dead, o equipamento deve chegar com melhor desempenho no modo Dock, mas ainda sem condições de superar o Steam Deck, apesar de ter algumas vantagens.
Em geral, o usuário falou sobre o assunto enquanto respondia à pergunta de um de seus fãs. No caso, o novo dispositivo da Big N será mais focado em eficiência energética quando utilizado no modo portátil, operando em torno de 5 watts. Mas, esse número deve subir e trabalhar entre 15 e 30 watts no modo dock.
Por ter sido desenvolvido com foco em eficiência energética, o modelo deve ter uma performance nesse sentido comparável ao que é encontrado nos chips da AMD. Do mesmo modo, o usuário afirmou que o Switch 2 será capaz de rodar basicamente qualquer jogo que roda no Steam Deck, apesar de algumas limitações.
No caso, o equipamento da Nintendo deve executar games na casa dos 60 FPS, enquanto os mesmos títulos rodariam em 90 FPS no portátil da Valve. Agora, os jogos que rodam em 60 quadros no Deck, provavelmente ficariam na faixa de 40 a 45 quadros por segundo no sucessor do Switch atual.
Mesmo assim, o modelo terá suporte aos recursos DLSS e Ray Tracing por padrão, o que pode fazer com que a experiência de jogo seja mais interessante, principalmente em comparação com a primeira geração do Switch. Vale lembrar, inclusive, que a Nintendo espera suprir toda a demanda do seu novo console, conforme revelado recentemente pela empresa.
A data de lançamento do Switch ainda não foi revelada, mas espera-se que ao menos o anúncio oficial da Nintendo aconteça ocorre este ano. Por fim, vale a pena conferir essa modificação feita no dispositivo atual para que rodasse mais jogos de PC.
Matéria Original (25/06/2024)
Nos últimos meses, temos ouvido uma série de rumores sobre o vindouro Nintendo Switch 2, incluindo até mesmo a possibilidade dele vir equipado com uma tela HD (1080p). Ao que parece, isso pode acabar sendo um problema para o console por diversos motivos, incluindo erros de retrocompatibilidade.
Durante o último episódio do podcast DF Direct Weekly, os especialistas em tecnologia da Digital Foundry responderam a uma pergunta de um fã sobre o próximo console Nintendo, comentando como uma tela de 1080p pode não ser a melhor escolha.
Se o console suportar retrocompatibilidade com os jogos do Switch atual, conforme rumores, isso pode levar a alguns problemas de qualidade de imagem, já que os jogos no modo portátil no console atual são reproduzidos com resolução de 720p, o que deixaria eles borrados em uma tela de 1080p. Para resolver esse problema, o Nintendo Switch 2 teria essencialmente que usar a retrocompatibilidade do jogo em modo dock (com o console conectado à base), com resolução de 1080p, enquanto os executa no modo portátil.
Mesmo para jogos Nintendo Switch 2, uma tela de 1080p pode ser um problema. Embora os desenvolvedores certamente possam atingir a resolução de 720p, eles não conseguiriam tirar o máximo proveito da tela.
Por outro lado, o suporte ao NVIDIA DLSS pode ser bastante útil nesse aspecto, já que a resolução de 540p aumentada para 1080p ficaria melhor do que a resolução de 720p em uma tela de 1080p. A Digital Foundry, no entanto, acredita que uma tela de 720p seria mais benéfica para o sistema, já que uma resolução mais baixa poderia deixar mais espaço de desempenho no modo portátil e ainda assim teria jogos com um bom visual, como comprovado pelo Steam Deck.
O suporte ao HDR também seria uma grande atualização em relação aos modelos atuais do Switch.
Pouco se sabe atualmente sobre o Nintendo Switch 2, mas mais informações sobre o console, tais como os supostos rumores de lançamento nos primeiros meses de 2025, devem chegar antes do final do ano.
Você está ansioso pelo sucessor do Switch?
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