LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro passa dos 10 Gbps em teste do 5.5G em Brasília

03 de julho de 2024 13

A Claro segue avançando nos testes com o 5G Advanced, ou, como vem sendo chamado, 5.5G. A nova geração da rede móvel deve servir como um paliativo até a chegada do 6G, oferecendo velocidades ainda maiores à conexão com foco em grandes eventos, conteúdos em realidade virtual e aumentada, streaming em 8K e soluções de Internet das Coisas (IoT). E um novo teste da Claro em parceria com a Huawei mostrou resultados promissores.

Realizado em Brasília, o experimento ao ar livre usou uma antena comercialmente ativa para uso do 5G no Lago Sul e dois modems de internet móvel para agregar as frequências, já que não existem celulares comercialmente disponíveis com suporte ao 5.5G. O equipamento foi fornecido pela Huawei, responsável também pelo software do núcleo principal da rede 5G Standalone (SA).

Para chegar ao chamado 5.5G, a Claro usou 800 MHz de ondas milimétricas junto a frequências já adotadas no 5G, totalizando 1.070 MHz de banda agregada para transmissão de dados. A "Prova de Conceito" da operadora permitiu que a rede alcançasse a taxa de 10,4 Gbps, o que, segundo a Claro, corresponde a mais de 10 vezes o pico registrado no 5G convencional.

Para a versão comercial do 5.5G, é esperado que as velocidades fiquem entre 6 e 9 Gbps, enquanto atualmente a média encontrada na rede 5G fica na casa dos 389 Mbps. Vale notar, porém, que o 5.5G usa ondas milimétricas, algo que até então tem disponibilidade bastante restrita por seu alto custo de implementação e baixa amplitude de transmissão, fazendo com que a rede possa ser bloqueada por interferências mínimas como folhas de árvores.

“A tecnologia evolui quando ampliamos a capacidade e a complexidade nos testes. E foi o que fizemos em Brasília. Tiramos a tecnologia das quatro paredes, do laboratório, e levamos o 5.5G para a rua. Certamente, há um caminho longo a ser percorrido, na evolução do 5G, na utilização das frequências, na disponibilização de equipamentos e no mercado. Mas são resultados importantes.— Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro

Teste mostra velocidade do 5G atual (Imagem: Reproduçã/Ookla)

Além da Claro, outras operadoras brasileiras se movimentam para implementar o 5.5G. A TIM anunciou ainda em fevereiro deste ano um teste em laboratório onde alcançou a velocidade de 11,6 Gbps com a rede, enquanto a Vivo apresentou em março um experimento durante uma convenção de funcionários, onde atingiu 6,7 Gbps.

A rede 5.5G ainda não conta com sua documentação publicada, e justamente por isso não está disponível a nível comercial. Fontes na indústria apontam que a documentação já foi finalizada pelo 3GPP, mas ainda não há uma data para divulgação do chamado Release 18, que oficializará a nova geração — ou meio de geração — da rede móvel.


13

Comentários

Claro passa dos 10 Gbps em teste do 5.5G em Brasília
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2