Tech 04 Jul
Apesar de contar com memória interna, o Nintendo Switch também possibilita a expansão do seu armazenamento através de um cartão de memória microSD – como acontece em alguns celulares Android.
Mas você sabe quais são os modelos de cartão que servem para o console? Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir as indicações para comprar um cartão para seu videogame e como usá-lo.
Embora a versão mais recente do Nintendo Switch com tela OLED venha com 64 GB de memória interna, os outros modelos do console chegam ao mercado com apenas 32 GB; e na verdade, nenhuma dessas opções de armazenamento pode bastar para quem quer ter muitos jogos instalados simultaneamente.
Com isso, comprar um cartão de memória para expandir o armazenamento do videogame pode ser a melhor opção. Mas é aí que surge a primeira pergunta:
O que dá para armazenar?
De forma sucinta, quase tudo. Uma vez instalado no Nintendo Switch, o cartão microSD poderá ser usado para armazenar seus jogos baixados, aplicativos, conteúdos adicionais (DLCs), atualizações, capturas de tela e vídeos capturados dos seus jogos.
Os dados salvos, como o seu progresso nos jogos, ficam de fora dessa lista. Essas informações são armazenadas exclusivamente na memória interna do console.
Mas qual cartão comprar?
Apesar de algumas fabricantes terem lançado modelos de cartão de memória específicos para o Nintendo Switch, a verdade é que quase todos os cartões disponíveis no mercado são compatíveis com o console. Mas é claro que atender a algumas especificações pode melhorar a sua experiência.
Obrigatoriamente, o cartão precisa ser de um desses tipos para ser compatível com o Nintendo Switch:
- microSD (até 2GB)
- microSDHC (de 4 a 32GB)
- microSDXC (64GB e superior)
Além disso, para melhorar a sua experiência, a Nintendo recomenda o uso de um cartão com alta taxa de transferência – pelo menos, de 60 a 95 MB/s, mas quanto mais, melhor.
Na nossa experiência, pode valer mais a pena investir em um microSDXC com altas taxas de transferência. Assim, você garante que terá memória de sobra por um bom tempo e sem engasgos.
Mas atenção, alguns cartões contam com a inscrição “MicroSDXC II”, onde o dois em algarismo romano corresponde ao tipo de barramento do cartão. Esse tipo de cartão não é compatível com o Switch. O console da Nintendo é compatível apenas com o UHS-I.
Selecionamos abaixo alguns modelos compatíveis com 32GB, 64GB, 128GB e 256GB de armazenamento. Confira:
Como instalar e usar o cartão de memória no Nintendo Switch?
Agora que você já aprendeu o que dá para gravar no cartão de memória no Nintendo Switch e como comprar o cartão ideal para o seu console, chegou a hora de instalar ele no seu videogame. Confira o passo a passo:
- Primeiro, desligue o console. Pressione o botão de “Ligar/Desligar” na parte superior do videogame por 3 segundos e toque em “Opções de desligar” > “Desligar”, na sua tela.
- Agora, procure a entrada para cartão na sua versão do Nintendo Switch e insira o cartão:
- Modelos comum e OLED: a porta do cartão microSD fica na parte de trás, abaixo do suporte plástico que serve para deixar o console em pé. Levante a peça e coloque o cartão na entrada, empurrando com leveza até ouvir um clique;
- Modelo Lite: a porta do cartão microSD fica na parte traseira, no canto inferior esquerdo do aparelho.
- Inserido o cartão, ligue o console novamente;
- No primeiro uso, o Switch pode solicitar uma atualização do sistema ou formatação do cartão. Siga os passos apresentados até ser levado para a tela inicial do sistema.
Você aprendeu a inserir e fazer a configuração inicial do cartão de memória no seu Nintendo Switch! Caso queira formatar e/ou mover seus dados para o cartão, confira a seção a seguir.
Formatar e mover dados da memória para o cartão
Apesar de uma formatação inicial normalmente ser executada ao inserir um novo cartão de memória no Nintendo Switch, você também pode realizar esse processo por conta própria, através dos menus do console.
Para formatar o cartão de memória inserido, acesse o menu de “Configurações” > “Console” > “Opções de formatação”, selecione “Formatar o cartão microSD” e confirme a ação tocando em "Continuar". Mas atenção! Todos os dados armazenados nele, seja do console ou de outros dispositivos, serão apagados.
Por padrão, ao inserir um cartão de memória, o armazenamento externo se tornará a localização predefinida para instalação dos novos aplicativos. No entanto, os aplicativos e jogos que já haviam sido instalados na memória interna não poderão ser movidos para o armazenamento externo.
Com isso, para liberar espaço da memória interna do Nintendo Switch, você terá que apagar os jogos e aplicativos instalados e baixá-los novamente do eShop para que sejam armazenados no cartão recém inserido.
Capturas de tela e vídeos registrados dos jogos, por outro lado, podem ser movidos livremente entre a memória interna e o cartão de memória.
Comentários