LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Segundo voluntário do Neuralink não tem complicações e até joga CS com a mente

22 de agosto de 2024 21

Atualização (22/08/24): WM

A Neuralink, empresa de Elon Musk especializada em implantes cerebrais, anunciou que o segundo paciente a receber o chip não teve nenhuma complicação desde a cirurgia, que ocorreu em julho.

Segundo informado, os problemas enfrentados na primeira tentativa não se repetiram, com os filamentos do implante no cérebro não apresentando nenhuma retração. A correção se deu por uma mudança na abordagem durante a segunda cirurgia, que reduziu o movimento cerebral e minimizou o espaço entre o implante e a superfície do cérebro.

O paciente, identificado apenas como Alex, sofreu um trauma na coluna espinhal que o deixou tetraplégico, e por isso não tem movimentações abaixo do pescoço. Ele trabalhava como técnico automotivo e, com o uso do Link, vem sendo capaz de até mesmo projetar acessórios para seus equipamentos em softwares de modelagem 3D como o Fusion 360, usando apenas comandos cerebrais.

Segundo informado no estudo liberado pela Neuralink, Alex precisou de menos de 5 minutos para se adaptar ao uso do computador vinculado ao implante cerebral, sendo capaz de controlar o cursor do mouse com a mente. Com mais algumas horas de treino ele conseguiu ultrapassar a velocidade e precisão que tinha alcançado usando outros métodos de acessibilidade no Webgrid, e logo já estava até mesmo jogando partidas de CS 2.

No caso do jogo de tiro em primeira pessoa, foi usado um controle adaptado que permite realizar comandos com a boca, onde o controle físico é usado para andar e atirar, enquanto o implante cerebral age na tarefa de mover o cursor do mouse, ou seja, a mira. Antes do implante, era impossível para Alex mover a mira e andar ao mesmo tempo, o que tornava a experiência bem complicada.

"Apenas correr é tão agradável porque posso olhar de um lado para o outro e não preciso mover o Quadstick para a esquerda e para a direita... Eu posso [pensar sobre onde] olhar e ele vai para onde eu quero. É uma loucura." — Alex, segundo voluntário do Neuralink

Os próximos passos envolvem uma expansão ainda maior das funcionalidades do Neuralink, incluindo uso de mais comandos que permitam um controle completo do mouse, com cliques, rolagem de scroll, movimentações e outros botões. Também está nos planos o reconhecimento de escrita à mão, com o objetivo de facilitar a comunicação de pessoas portadoras de ELA e outras doenças neurodegenerativas.

Novos resultados de testes devem ser revelados nos próximos meses.

Matéria original (05/08/24)

Já vai fazer quase um mês que a Neuralink, empresa de Elon Musk, anunciou que achou o seu segundo candidato para a implantação do dispositivo cerebral, que permite controle de tecnologias apenas com comandos da mente. Na época, a equipe também se preparava para dar segmento com a cirurgia necessária.

Agora, foi anunciado pelo bilionário dono da empresa que a cirurgia foi um sucesso e a Neuralink conseguiu implantar o dispositivo cerebral no novo candidato. A confirmação foi feita por Musk no podcast de Led Fridmann, que por sua vez não só conversou com o CEO da Starlink, mas também com alguns membros importantes que fazem parte da Neuralink.

Embora não tenha revelado detalhes mais a aprofundados da atual situação do paciente e suas informações, Musk explica que já estão funcionando 400 eletrodos do implante feito no segundo paciente e diz que tudo está funcionando muito bem.

Então é possível que o dispositivo do segundo paciente funcione melhor que o do primeiro, que encontrou certas complicações ao longo do processo. No site oficial da Neuralink é explicadio que o dispositivo implementado conta com cerca de 1.024 eletrodos.


Apesar de não termos informações sobre quem é o segundo paciente, Musk diz que ele possui uma lesão na medula espinha parecida com a de Noland Arbaugh, o primeiro paciente voluntário da Neuralink.

Texto original - 11/07/2024

Neuralink avança e fará implante cerebral em um segundo voluntário

O excêntrico bilionário Elon Musk tem diversos investimentos em várias áreas, como carros, espaçonaves e mais. Entre elas, temos a Neuralink, uma empresa cujo foco está no desenvolvimento de interface cérebro-computador (BCI), que visa utilizar ondas cerebrais para controlar dispositivos externos.

No começo deste ano, a empresa conseguiu realizar a primeira cirurgia de implante da tecnologia. Agora, 6 meses depois, a Neuralink fará o segundo implante cerebral em um voluntário. A tecnologia serve para ajudar, inicialmente, pessoas paraliticas a usarem seus computadores, como foi o caso do primeiro paciente, Noland Arbaugh.

Após alguns problemas com o dispositivo de Arbaugh, a Neuralink decidiu fazer alguns ajustes no procedimento cirúrgico e a colocação do dispositivo. Para evitar problemas como no primeiro voluntário, que teve alguns fios danificados após se romperem, a empresa deverá inserir os fios mais profundamente no tecido cerebral dos pacientes.

Os cirurgiões da Neuralink deverão também esculpir a superfície do crânio com intuito de minimizar o espaço sob o implante, o que permitirá uma instalação mais próxima do cérebro e a redução a tensão nos fios.


O atual chefe de neurocirurgia da Neuralink, Matthew MacDougall, confirmou que a empresa tem trabalhado bastante para evitar que os problemas do implante de Noland Arbaugh não se repitam nesse novo voluntário para que ele tenha uma experiência eficiente e muito mais estável.

Elon Musk também comentou sobre as metas da empresa e diz desejar implantar os dispositivos da Neuralink em até dez pacientes ainda este ano. Mais voluntários podem se inscrever no projeto de pesquisa da empresa atualmente, então talvez possamos ver os planos de Musk se realizarem.

Veja também


21

Comentários

Segundo voluntário do Neuralink não tem complicações e até joga CS com a mente
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos