Rumores 17 Jul
Ainda que a evolução de processadores esteja avançando em passos mais lentos, grandes fabricantes como a AMD continuam estudando as próximas gerações desses componentes. Durante Zen 5 Tech Day da AMD, a empresa finalmente se pronunciou sobre os planos para as arquiteturas Zen 6 e Zen 6c.
Mark Papermaster, CTO da AMD, falou um pouco sobre os processadores que irão suceder os modelos com arquitetura Zen 5, nomeando-os como Zen 6 e Zen 6c. Ainda uma data de lançamento ou a litografia em que eles serão fabricados não tenham sido revelados, é empolgante ver que as novidades finalmente estão começando a aparecer.
O executivo também confirmou que a empresa já está trabalhando na arquitetura Zen 7, com uma equipe dedicada similar à do Zen 6. O anúncio fez com que algumas questões sobre o possível suporte ao soquete AM5, já que o Zen 6 provavelmente fará parte
Curiosamente, o ComputerBase notou algumas controvérsias durante o Tech Day, quando um engenheiro mencionou que o soquete AM5 deve suportar quatro gerações de processadores Ryzen. No entanto, a AMD depois esclareceu que se compromete a oferecer suporte ao AM5 até mesmo depois de 2027, garantindo a compatibilidade por ao menos cinco anos.
Queremos esclarecer um dos comentários feitos no palco durante a conversa com os engenheiros. Durante a sessão, Joe fez um comentário sobre o suporte de quatro gerações de CPUs para a plataforma AM5. Isso foi uma discussão hipotética em relação ao desenvolvimento de uma plataforma que abrange múltiplos anos e gerações, ao contrário de começar uma nova plataforma toda vez.
Conforme anunciado na Computex, nos mantemos comprometidos com o suporte da plataforma AM5 até 2027 e além.
Até o fim de 2027, existem 41 meses, e a atualização para o Zen 4 para Zen 5 levou 22 meses. Se a AMD mantiver um ciclo de lançamentos similar, espera-se que a Zen 6 seja lançada no soquete AM5m enquanto a possível Zen 7 chegue no soquete posterior.
O ComputerBase especula que a plataforma da próxima geração pode chegar em conjunto com a transição para as memórias DDR6 e o PCIe Gen6. A plataforma atual já é capaz de suportar os armazenamentos mais recentes (PCIe Gen5) e memória DDR5.
Tudo indica que a arquitetura Zen 6 deve incorporar arquitetura RDNA5 para gráficos, o que deve trazer um aumento significativo em relação ao RDNA2 implementado nos processadores Ryzen 9000 atuais.
E aí, ansioso para as novas gerações de processadores?
Comentários