Economia e mercado 06 Set
A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (30) o Snapdragon 4s Gen 2, sua mais nova plataforma móvel. Focado no mercado de celulares baratinhos, o chip busca popularizar o acesso a redes 5G, trazendo especificações curiosas que tornam possível seu uso em aparelhos de menos de US$ 99 (~R$ 549 em conversão direta) em países como Índia e Brasil. Segundo a Qualcomm, isso permitiria que 2,8 bilhões de pessoas tivessem acesso ao 5G em regiões selecionadas.
Considerando a nova categorização das plataformas móveis da Qualcomm, o Snapdragon 4s Gen 2 aparece como o chipset mais básico da marca para celulares, assumindo uma posição abaixo do Snapdragon 4 Gen 2 lançado pela Qualcomm em meados de 2023 — que aparece em modelos como Redmi 13 5G, POCO M6 Pro 5G e Redmi 12 5G.
Como era de se esperar, alguns cortes precisaram ser feitos para entregar um chip 5G tão barato, e o primeiro deles está no próprio suporte às redes móveis de quinta geração. O Snapdragon 4s Gen 2 não traz modem compatível com frequências de ondas milimétricas (mmWave), podendo ser usado apenas com redes Sub-6 GHz nos padrões SA (standalone) FDD e TDD — com base no Release 17 do 3GPP, órgão que regulamenta a rede.
Isso limita um pouco a velocidade e latência que o chip irá alcançar, mas ainda assim a Qualcomm promete taxas de download de até 1 Gbps, o que é bem superior ao que soluções 4G conseguem entregar — até 7x maior, com 40% menos latência, para ser mais exato.
Outras opções de conectividade também são mais limitadas do que temos em chips mais poderosos nas séries 6, 7 e 8, incluindo o Bluetooth 5.1 e o Wi-Fi 5 Dual Band (802.11a/b/g/n/ac). Ao menos o GPS é otimizado, com suporte às bandas L1 e L5 para maior precisão em ambientes densos e sistemas GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo, NavIC e QZSS.
O modem 5G não foi especificado, sendo dito apenas que se trata de uma versão focada em baixíssimo consumo de energia, porém sem ser a versão RedCap voltada para dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Para referência, o Snapdragon 4 Gen 2 traz o Snapdragon X61, que oferece velocidade de download 5G de até 2,5 Gbps.
As especificações do Snapdragon 4s Gen 2 mostram que o chip pode ser usado nos mais variados tipos de produtos — o que vai ao encontro de sua proposta focada em faixas mais baixas de preço. Segundo a Qualcomm, ele pode ser usado não apenas em smartphones convencionais, mas também em featurephones e até tablets, indicando que podemos ter muitas novidades em breve.
Os featurephones não são tão populares atualmente quanto eram há 10 ou 20 anos, mas seguem em alta em muitas partes do mundo por oferecer acesso rápido a chamadas e mensagens de texto, podendo até mesmo oferecer acesso a alguns apps mais simples como GPS e navegador Web. Oferecer 5G em um modelo assim pode ser um ótimo caminho para quem não faz questão dos sistemas complexos dos smartphones.
Para isso, o Snapdragon 4s Gen 2 traz suporte a telas com resolução até Full HD e taxa de atualização de até 90 Hz, com RAM até LPDDR4X de 2.133 MHz, armazenamento UFS 3.1 e baterias com recarga de até 40 W no padrão Quick Charge 4+. O conjunto de câmeras pode ter até dois ISPs de 16 MP trabalhando em conjunto para fotos sem delays de processamento, com capacidade máxima de 84 MP para fotos.
Em termos mais técnicos, o Snapdragon 4s Gen 2 traz uma CPU octa-core com 2 núcleos de alta performance Cortex-A78 rodando a até 2 GHz, e 6 núcleos Cortex-A55 focados em eficiência energética rodando a até 1,8 GHz. A GPU Adreno não foi especificada, mas considerando que temos muitos pontos em comum com o Snapdragon 4 Gen 2 é provável que tenhamos a mesma Adreno 613.
Vale notar que, ainda que o chip seja básico, a Qualcomm incluiu suporte a várias de suas tecnologias, como o zoom no sensor e a redução de ruído para câmeras, codecs de áudio e voz para comunicação, codecs de áudio para ouvir músicas por Bluetooth como o aptX Adaptive e o Aqstic, e soluções de segurança Qualcomm Trusted Execution Environment (TEE), Qualcomm wireless edge services (WES) e Qualcomm Attestation Services.
- CPU 64-bit Octa-Core com 2 núcleos Kryo de performance (Cortex-A78) a até 2 GHz e 6 de eficiência (Cortex-A55) a até 1,8 GHz
- GPU Adreno com suporte a OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0 e Vulkan 1.1; H265 e VP9 acelerados por hardware
- Câmeras com até dois ISPs de 16 MP para 30 fps Zero Shutter Lag
- Câmera única de até 32 MP para 30 fps Zero Shutter Lag
- Fotos de até 84 MP
- Vídeos em até 1080p a 60 fps (slow-mo em 720p a 120 fps)
- Estabilização em vídeos, detecção facial, redução de ruído multiquadros, zoom no sensor, suporte a capturas em HEIC, H264 (AVC) e H265 (HEVC)
- Telas de até 90 Hz em resolução Full HD+
- RAM LPDDR4X 2.133 MHz
- Armazenamento UFS 3.1 em duas vias
- Carregamento Qualcomm Quick Charge 4+
- USB 3.2 Gen1 Type-C
- GPS em frequência dupla GNSS (L1 + L5); GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo, NavIC, QZSS
- Wi-Fi 5 802.11a/b/g/n/ac
- Bluetooth 5.1
- 5G Sub-6 GHz, 5G standalone (SA) FDD, TDD até 1 Gbps
- Fabricação em processo de 4 nm (Samsung)
O Snapdragon 4s Gen 2 chega ao mercado global “ainda em 2024”, mas não há uma data exata nem informações sobre quais modelos usarão o chip. Segundo a Qualcomm, a Xiaomi será a primeira a usar a plataforma em um celular, e o foco será em países como o Brasil e outros membros da América Latina, além da Índia.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Qualcomm Technologies para permitir o acesso a conectividade de nível gigabit para usuários em regiões selecionadas. Muitas pessoas ainda não experimentaram os benefícios do 5G e, graças ao Snapdragon 4s Gen 2, a Xiaomi pode levar a conectividade 5G a um público mais amplo para ajudar a remodelar a forma como o mundo se conecta e interage.” — Anuj Sharma, Diretor de Marketing da Xiaomi Índia
Considerando o grande avanço de marcas como Xiaomi e realme em nosso país, e a chegada de empresas como OPPO e Honor, não deve demorar até que algum modelo com Snapdragon 4s Gen 2 seja anunciado em solo nacional, então fique ligado no TudoCelular.com para não perder nada.
Comentários