LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Haylou Solar Neo: relógio inteligente resistente acerta no custo-benefício | Análise / Review

28 de julho de 2024 3

A Haylou anunciou no final de junho de 2024 o seu novo relógio inteligente. O Haylou Solar Neo chegou para ser uma opção acessível no preço, mas sem deixar de lado bons recursos ao usuário.

Testamos nas últimas semanas este novo modelo de smartwatch e vamos te contar agora tudo o que ele é capaz de entregar, em mais esta análise do TudoCelular.

Design e construção

Começamos pelo design com um visual que não apresenta grandes alterações do que conhecemos desta linha. Vemos uma caixa de plástico com moldura metálica no formato circular. Ela tem 48,4 mm de diâmetro e uma espessura de 11,5 mm, além de um peso de 48 gramas considerando o relógio completo.

O vestível pode ser comprado na cor preta ou cinza. A variação de tonalidade acontece também na caixa, e não somente em sua pulseira de silicone de 22 mm. Por falar nela, dá para removê-la por meio dos pinos que a prendem na caixa. A troca é simples, mas não tão facilitada como as que são presas por um encaixe de clique.

O ajuste agrada e deixa o usuário confortável no uso prolongado, tanto pelo material quanto por ser um smartwatch leve. Na porção inferior, você vai encontrar os sensores de saúde em um círculo no centro, além dos pinos magnéticos de carregamento logo abaixo.

O acessório traz dois botões na lateral direita. Um deles é acompanhado do nome “Power” e tem um formato circular, com o logo da marca em sua superfície. Ele também serve como coroa giratória, para dar uma possibilidade adicional de navegação. Já o outro possui um layout oval chapado e leva a inscrição “Sport”. Mas as funções a gente fala logo mais.

Um destaque deste relógio inteligente está na presença de certificação IP68, o que garante uma boa resistência contra poeira e água. No geral, ele passa uma durabilidade satisfatória para o consumidor.

A embalagem enviada pela Haylou é compacta e vem somente com o básico. Você vai encontrar nela o smartwatch com a pulseira já colocada, o cabo de carregamento e o manual de instruções.

Tela e som

A fabricante inseriu uma tela de 1,53 polegada. O tamanho agrada pelo formato circular escolhido. Ela é do tipo TFT LCD, o que pode gerar um pouco de distorção em um ângulo de visão mais lateral.

Apesar do material escolhido pela Haylou, o display do Solar Neo oferece um nível de brilho decente e não deve oferecer grandes dificuldades de visualização em locais ensolarados. Já em ambientes fechados, dá para utilizar em um ajuste médio de iluminação sem prejuízo.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O painel deste relógio inteligente tem uma resolução HD, de 360 x 360 pixels. Uma pena que a empresa não divulga a taxa de atualização deste modelo. Mesmo assim, notamos uma fluidez satisfatória durante a navegação.

O Haylou Solar Neo contém um alto-falante, localizado à direita na base do vestível, em uma posição oposta ao microfone. Ele serve apenas para chamadas via Bluetooth, ou seja, nada de executar músicas diretamente no seu relógio, como em outros modelos da marca. A potência é baixa e não há boa qualidade. Mas como o uso fica restrito, atende à função designada.

Conectividade e recursos

Este relógio inteligente é compatível com o Bluetooth 5.3, uma versão avançada e que fornece boa estabilidade e cobertura na hora de parear com o telefone. Aqui não há conectividade Wi-Fi independente nem suporte a tecnologias como GPS ou NFC.

Toda a configuração inicial pode ser feita por meio do app Haylou Fun. Ele permite que você configure os aplicativos instalados no celular que terão as notificações exibidas no vestível, além de detalhar o monitoramento de saúde, sono e atividades físicas.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O aplicativo tem uma navegação bastante intuitiva e exibe os cards com cada informação separadamente. É possível checar tempo dormido, linha do tempo de frequência cardíaca e a porcentagem de saturação de sangue em cada hora, bem como checar os dias anteriores com facilidade.

A ferramenta ainda permite instalar outros mostradores adicionais, além dos quatro que vêm de fábrica no dispositivo. São mais de 150 adicionais, com uma boa variedade de opções gratuitas. Após a instalação, a alternância tem como ser feita diretamente pela coroa giratória, quando a tela inicial estiver em exibição.

O Solar Neo contém um sistema proprietário com navegação descomplicada e suporte ao idioma português, só que nem tudo é bem traduzido. Também notamos uma desconfiguração de tempos em tempos, o que faz voltar ao inglês e exige uma nova alteração manual.

A interface exibe as notificações na parte inferior, mas sem a possiblidade de responder as mensagens diretamente pelo vestível. Ela carrega a barra de itens rápidos na porção superior, ou ainda mostra os cards de informações personalizáveis à direita. Já à esquerda, fica um menu vertical com atalhos bem úteis para as principais funcionalidades.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O botão Power acessa as principais configurações, além de ficar responsável por ligar e desligar o smartwatch. Já a tecla Sport entra diretamente nos itens de atividades físicas, para iniciar mais rápido o modo de treino.

Entre os principais recursos básicos integrados, você terá a possibilidade de programar um alarme, iniciar um temporizador ou abrir o cronômetro. Ainda dá para ligar a lanterna e acessar uma calculadora diretamente pelo visor.

Ele também permite controlar o player de música do seu smartphone, ao reproduzir, pausar, avançar ou retroceder uma música. Sem falar na possibilidade de ajustar o volume.

Outra ferramenta se trata das chamadas Bluetooth, seja para acessar os contatos e fazer diretamente pelo discador, ou para atender uma ligação para falar e ouvir a pessoa do outro lado mesmo distante do seu celular.

Saúde e atividade física

Chegamos nas principais funcionalidades deste relógio inteligente. Este modelo vem equipado com sensores para rastreio de frequência cardíaca, oxigenação do sangue e movimentos.

Começando pela saúde, ele permite medir os seus batimentos cardíacos ao longo do dia, com um intervalo de 10 minutos. Ainda é possível saber de maneira facilitada qual foi a frequência máxima e a mínima que você registrou na data. A precisão agrada, e a indicação também pode ser feita manualmente a qualquer momento.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Já a saturação tem seu rastreio automático a cada meia-hora e exibe o último no card apropriado, além de poder checar uma média do dia e os períodos individualmente pelo app. Assim como a frequência do seu coração, a oxigenação também tem como ser descoberta manualmente, porém notamos uma demora um pouco acima da média aqui.

De todos os relógios da Haylou que o TudoCelular já testou, este é o que apresentou a maior precisão no monitoramento do sono. Ele acerta bem no tempo em que você passou dormindo, além de detalhar as diferentes fases do sono. Apenas fica devendo uma medição da saturação durante o descanso e a detecção de cochilos.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Para completar, o dispositivo mede o que chama de “Pressão”. Esta não é a pressão arterial que costumamos ver, mas sim um nível de estresse. O rastreio classifica uma taxa de 1 a 100 conforme o seu momento.

Quando vamos para as atividades físicas, a fabricante inseriu uma quantidade de 127 modos de treino e promete registrar os dados de forma profissional. Fora a contagem de passos constante presente aqui.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O relógio considera principalmente a frequência cardíaca durante os exercícios, que pode identificar se você está em período de aquecimento, queima de gordura ou aeróbico. Ele também conta o tempo do treino e quantas calorias perdeu durante o período.

Entre as principais categorias fitness, estão caminhada, corrida, ciclismo, natação, futebol, entre outras modalidades. Ainda é possível escolher o item de treino livre, caso apenas queira registrar uma atividade sem especificar.

Bateria

A Haylou equipou uma bateria com capacidade de 300 mAh neste acessório. Ela garante até sete dias de utilização em modo normal, ou até 30 dias quando colocado em standby. Será que essa autonomia se traduz na prática?

Testamos o Solar Neo em uso contínuo, com notificações ativadas e medição constante de batimentos cardíacos, além de monitoramento do sono e uma hora de treino ao longo do período. No total, tivemos algo em torno de 80 horas de duração, o que compreende pouco mais de 3 dias completos. O tempo ficou abaixo do prometido pela fabricante.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

E o que encontramos no carregamento? A fabricante não informa o tempo estimado até o vestível retornar aos 100% de carga. Mesmo assim, fizemos o teste com o cabo original e um adaptador de 15 W.

O resultado foi de 2 horas e 13 minutos de espera até concluir o processo. Com cerca de meia-hora na tomada, o relógio alcançou metade do total. Notamos que a recarga deu uma desacelerada na hora final, algum mecanismo que pode estar presente para proteger a vida útil do acessório.

Considerações finais

O Haylou Solar Neo chega para ser uma das principais opções em custo-benefício no mercado de relógios inteligentes. Por isso, o público-alvo dele tende a ser quem deseja um smartwatch resistente, confortável e que realiza as tarefas básicas bem feitas, mas sem cobrar tanto por isso.

Entre os principais destaques positivos, estão o corpo leve e a certificação IP68, na parte de design; a interface com boa localização de atalhos dos recursos, quando falamos de sistema; a boa precisão dos monitoramentos de saúde e a variedade nos modos de treino. Sem falar na sua tela com bom tamanho, ainda que a fabricante tenha economizado no material TFT.

O principal ponto negativo fica por conta da bateria, que não chega perto dos sete dias prometidos pela companhia. Sentimos falta das respostas de notificações e do uso do alto-falante para reprodução de música. As ausências de Wi-Fi, GPS e NFC também impactam, mas entendemos que não seria possível fornecer um bom custo-benefício se essas tecnologias estivessem inclusas nele.

Corpo leve e confortávelCertificação IP68Tela grandeInterface com bons atalhosChamadas BluetoothPrecisão dos monitoramentos de saúdeVariedade dos modos de treino
Falta de suporte a Wi-Fi, GPS e NFCSem respostas nas notificaçõesAlto-falante apenas para chamadasBateria com pouca autonomia

A Haylou lançou o Solar Neo no mercado internacional pelo preço sugerido de US$ 29, o que significa algo perto de R$ 160 no câmbio dos últimos dias. Ele já oferece um valor bastante satisfatório para a compra imediata, caso você queira um produto com essas funcionalidades.

E o que temos de concorrência no mercado? O Huawei Watch Fit Special Edition é o principal rival disponível no Brasil como relógio mais básico. Ele tem vantagem pela tela AMOLED e pelas respostas rápidas de mensagens, mas fica devendo uma saída de som.

O que achou do novo smartwatch da Haylou? Que recurso dele mais te atraiu? Conte para a gente aí no espaço abaixo.


3

Comentários

Haylou Solar Neo: relógio inteligente resistente acerta no custo-benefício | Análise / Review
  • Uso um da marca Zeblade.
    Escolhi um desse depois que minha honor Band deu pau na tela com quase um ano de uso.
    Vi que precisava de um smartwatch bem resistente, para sobreviver ao meu dia a dia corrido.
    O zeblade foi escolhido por ser ip68, ter certificado militar e as funções que preciso e muito mais.
    Acredito ter sido um bom custo x benefício para mim.
    Ele já apanhou e arranhou muito na sua estrutura, muitas pancadas fortes mesmo e felizmente tem resistido muito bem.
    A bateria dele é boa, nada extraordinário, mais merece elogios.
    A tela Amoled é linda e tem bom brilho.
    Peguei no 11.11 do ano passado.
    O sistema operacional dele é muito rápido, ágil, sem engasgos, tem tantas funções que eu não conheço em a metade, pois só uso o básico mesmo, em algumas atividades físicas como caminhada, ciclismo e algumas vezes uso uma ou outra função
    Até o momento só elogios.

      • Prefiro a Vivo seus cornos.

          • O aplicativo haylou fun é horrível, isso prejudica muito essa marca na minha visão.

              Economia e mercado

              Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos