Rumores 24 Jul
Os novos processadores da geração Lunar Lake da Intel serão lançados no dia 3 de setembro. A informação vem da própria empresa, que confirmou o lançamento dos chips para notebooks com projetos mais finos e leves. Ou seja, os componentes também devem equipar dispositivos como Mini PCs e consoles portáteis.
Chamada de Core Ultra 200V, a linha de componentes deve ser composta por quatro modelos principais. Em geral, todos eles trarão uma composição de núcleos de performance Lion Cove e núcleos de economia de energia Skymont. A parte gráfica, por sua vez, fica por conta da arquitetura Xe2 da companhia.
Vale lembrar que esses chips devem equipar dispositivos Copilot+, o que significa que terão os novos NPU4, com um máximo de 48 TOPS. Dessa maneira, os processadores poderão entregar um total de 120 TOPS de potência de computação com uso de inteligência artificial. Recentemente, um dos modelos chegou a ter benchmark vazado.
Outro detalhe interessante é que os modelos terão consumo de energia entre 17W e 30W. Enquanto isso, a Intel também prepara otimizações de software que serão aplicadas aos dispositivos equipados com os chips para melhor uso do seu potencial, o que inclui ferramentas para controle das threads, segurança e gerenciamento de energia.
De acordo com a Intel, os modelos devem ser apresentados durante um evento exclusivo que será realizado em Berlim, alguns dias de diferença para a IFA 2024. Além dos processadores, a empresa também deve mostrar as plataformas compatíveis que serão lançadas por marcas parceiras.
Confira também: o lançamento do Honor MagicBook Art 14 que chegou com chips da empresa e tela OLED.
Comentários