LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Testes mostram que TVs LCD finas estão mais propensas a estragar

02 de agosto de 2024 18

O Rtings, um famoso site especializado em análises de produtos, realizou diversos testes em várias marcas de TVs diferente desde 2022. De acordo com os dados obtidos, as televisões LCD finas possuem mais chance de estragar antes dos modelos mais grossos.

O site também destaca que o principal fator por essa “facilidade” em estragar é devido à iluminação de borda (conhecida como edge-lit em inglês) que são comumente usadas nos modelos mais finos.

Para quem não sabe, os modelos com edge-lit são aquelas TVs de LCD mais finas que compensam a sua espessura menor colocando os LEDs de iluminação do seu painel nas bordas. Ou seja, em outras palavras, com a redução de mais uma camada na estrutura das telas, TVs mais finas podem ser fabricadas com mais facilidade.

Porém, a mesma tecnologia que permite a construção de uma tela mais fina também resulta em uma vida útil mais curta, pois o calor que vem das luzes não consegue ser distribuído totalmente pela tela. Para se ter uma noção, um único LED é capaz de atingir mais de 100°C).


Diferente dos modelos mais finos, as TVs com uma espessura mais grossa usam iluminação atrás da tela, então o calor consegue ser distribuído da forma correta, o que por sua vez evita os problemas que os modelos mais finos possuem.

Após ficar mais de 10 mil horas ligadas, as TVs LCD com painel edge-lit começaram a apresentar problemas, sendo as primeiras do teste a apresentarem problemas. Os dados mostram que das onze TVs, sete delas sofreram com problemas de uniformidade na imagem, o que resulta em partes com menos iluminações e outras com mais.

Já as televisões com painel direct-lit (as mais grossas) tiveram um resultado melhor em comparação aos modelos com edge-lit. Dessas televisões, apenas 20% apresentou algum problema de uniformidade na tela, enquanto as outras apresentam 64%.

Veja também


18

Comentários

Testes mostram que TVs LCD finas estão mais propensas a estragar
  • Primeiro o som que vai pra o saco

      • Independente da espessuras da tv, todas as de entrada são Edge light pq são mais baratas pra produzir, as diretlight vão estar nos modelos um pouco mais caros

          • Pesquisem no site reclame aqui, tá cheio de reclamações disso.
            Antes de comprar o modelo de smartv que deseja, vá lá no reclame aqui e veja o que os compradores reclamam dela, se tem muita reclamação e se a fabricante resolve os problemas ou não.
            Já adianto que verão que infelizmente a Samsung nem se quer responde!
            Ela só quer a gente compre outra tv dela no lugar da que deu defeito.

              • Tenho uma TV LG simples de 43'. Faz 3 anos já e até então nada de defeitos. Me serve e boa pretendo trocar tão cedo levando em conta que ultimamente as marcas lançam gadgets com durabilidade pífia. Meu pai investiu uma nota em um LG nano cell de 85', acho loucura apesar de ser uma TV bem bacana também.

                • Oled hoje, amanhã e sempre

                  • obsolescência programada. Se não é pelo hardware e material cada vez com menor durabilidade, a TV fica obsoleta por falta de atualização de software.

                      • Tenho uma LG super fina de 2011 e está perfeita. Mas essas TV's atuais, dao medo de investir em algo melhor, pois sabemos que não vão durar.

                        • Acabei de comprar um modelo dá Samsung Du8000 , pois o preço estava bom, mas já estou apavorado com a garantia de 1 ano. A TV anterior durou 7anos, dando defeito no display e não compensava arrumar.

                            • A minha 4k Samsung é a Nu7100, modelo 4k de entrada da marca de 2018.
                              Deu pau com 2 anos de uso, e durou isso tudo pq uso como monitor no Pc do escritório! Reduzi muito a luz de fundo e o brilho para leituras
                              Como sei concertar menos mal,aos se não soubesse eu nunca iria gastar mais de 2 mil para concertar ela!
                              Iria ser jogada fora com certeza

                              • Por isso as fabricantes se aproveitam e colocam no mercado tvs que duram menos tempo em comparação com as antigas. A minha é uma de 32" da TCL que já vai fazer 5 anos e até agora tá funcionando bem, tem bordas mais largas.

                                  • Mais isso não tem nada de novo.
                                    No YouTube tem um monte de vídeos de profissionais explicando exatamente isso, mostrando os LEDs na barra inferior, que eles esquentam muito, e por isso eles mancham os papéis internos que espalham a luz dos leds por toda a tela da tv, racham e mancham o acrílico interno da tv, e entre 1 a 2 anos grande parte delas da problema.
                                    São fabricadas para serem assim mesmo, terem péssima durabilidade, e que por isso são mais baratas, pq o consumidor em poucos anos vai precisar comprar outra.
                                    Kkkkk
                                    Se vc não sabe concertar nem comprei uma.
                                    Pegue uma tv Full HD grossa como a matéria explica
                                    .

                                      • Um absurdo uma tv de 32 polegadas custar mais que um salário mínimo. Aí o cidadão tem que comprar uma tv de 2 em 2 anos ou menos com essas porcarias que fabricam hoje em dia e o Governo do amor tá cagando para o povo ao invés de exigir ao fabricante tvs com qualidade e duração de no mínimo 5 anos , já que as de tubo duravam mais de 10 .

                                          • As smartvs de 32 polegadas geralmente tem os LEDs na parte de trás, duram uns bons anos
                                            Temos de evitar essas smartvs 4k de entrada, finas e bonitas, porém são ordinárias, pq vai dar dor de cabeça em quem comprar após pouco tempo.
                                            Algumas aqui na região não durou nem um ano, e outras pior, durou pouco mais de um ano, deu pau logo depois de terminar a garantia.
                                            Pesquisem no site reclame aqui, tá cheio de reclamações disso.

                                          Tech

                                          PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                          Economia e mercado

                                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia