Apple 15 Nov
A Qualcomm apresentará o Snapdragon 8 Gen 4 durante seu evento Snapdragon Summit 2024, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, sendo esperado que o chip apareça já no primeiro dia de apresentações. Com muitas expectativas após o sucesso do Snapdragon X Elite e a confirmação de que a plataforma para dispositivos móveis herdará a tecnologia de núcleos Oryon, eis que um teste no Geekbench indica que o que podemos esperar do chip em termos de performance.
Encontrado na base de dados do Geekbench 6 em um modelo de testes internos identificado apenas como "Manufacturer Model", o suposto Snapdragon 8 Gen 4 aparece com placa-mãe "sun", fugindo um pouco do que a Qualcomm geralmente faz ao identificar suas plataformas com nomes de cidades do Havaí. Isso pode ter sido feito para destacar o grande avanço do novo componente, aparecendo como um Sol para lançar luz e energia na categoria.
As especificações vistas no teste são impressionantes para um chip voltado a smartphones, com dois núcleos de máxima potência rodando a até 4,09 GHz e seis de eficiência a 2,78 GHz. Isso reforça rumores anteriores de que o Snapdragon 8 Gen 4 poderia trazer núcleos Oryon acima dos 4 GHz, algo inédito em celulares e que o aproxima de soluções para notebooks ou mesmo desktops. O modelo testado ainda tem 12 GB de RAM.
Com o conjunto, o suposto Snapdragon 8 Gen 4 foi capaz de alcançar 2.884 pontos no teste single-core (apenas um núcleo) e 8.840 pontos no multi-core (todos os núcleos). Para se ter uma ideia, o ROG Phone 8 Pro, um dos celulares Android mais poderosos do mundo, alcançou 2.151 e 6.908 pontos em nossa análise nos mesmos testes, deixando o novo chip com vantagens massivas na casa de 32% e 28%, respectivamente.
Quando comparado ao iPhone 15 Pro Max, celular mais caro da Apple até a chegada da linha iPhone 16 em setembro, temos ganhos ainda mais impressionantes na casa dos 42% e 132%. Sim, mais que o dobro quando todos os núcleos estão em uso. Caso confirmado, isso colocará o Snapdragon 8 Gen 4 em uma margem próxima ao Apple M3, chip da Maçã para Macs e iPads, visto com cerca de 3.044 pontos em single-core e 11.596 em multi-core.
Por se tratar de um aparelho ainda em fase de testes, é possível que o Snapdragon 8 Gen 4 apresente resultados ainda maiores em sua versão final. Cabe lembrar, porém, que testes no Geekbench não são exatamente confiáveis pela facilidade em manipular os resultados, por mais que as especificações e os ganhos fiquem dentro do esperado para as novas tecnologias já confirmadas pela Qualcomm.
Todos os detalhes do Snapdragon 8 Gen 4 e outros chips novos da Qualcomm serão revelados durante o Snapdragon Summit 2024, entre os dias 21 e 23 de outubro. O TudoCelular.com estará acompanhando tudo direto da Maui, Havaí, para trazer as informações em primeira mão, então fique de olho para não perder nada.
Comentários