Tech 08 Ago
A Intel está enfrentando alguns problemas com os chips de 13ª e 14ª geração, como você deve saber. Porém, entre várias outras questões turbulentas da empresa, essa parece ter sido finalmente resolvida com o lançamento de um novo microcódigo que visa resolver a instabilidade sofrida pelos processadores.
Chamado de “0x129”, o novo microcódigo foi liberado pela companhia durante a primeira semana de agosto. A partir disso, as marcas ASUS e MSI foram as primeiras a implementar a novidade em suas atualizações de BIOS. Em um primeiro momento, parece que o problema não foi apenas resolvido, como não deve impacto negativo no desempenho dos componentes.
O usuário JayzTwoCents mostrou isso com uma série de benchmarks, comparando a performance do Core i9-14900K, um dos modelos instáveis, em versões anteriores com a do patch 0x129. As medições foram feitas usando a plataforma Cinebench R23 e mostraram pouca diferença.
No quesito multi-core, por exemplo, a queda foi quase imperceptível, indo de 2.136 para 2.124 pontos. Agora, na parte single-core do teste, ele acabou aumentando ligeiramente de 2.336 para 2.345 pontos. Com o TimeSpy, a situação foi um pouco diferente, com a quantidade de pontos caindo em torno de 700.
Outros testes foram realizados em jogos como Shadow of the Tomb Raider e Cyberpunk 2077. Felizmente, a mudança de desempenho foi novamente muito sutil ou praticamente não aconteceu na comparação. Apesar de serem inferiores a outros momentos antes dos problemas acontecerem, essa não deixa de ser uma boa notícia.
Ainda assim, vale a pena observar como será o comportamento dos processadores a longo prazo com esse microcódigo. Mais informações estão disponíveis a seguir, na página da Intel sobre o novo patch.
- Entre na página clicando aqui.
Comentários