Software 13 Ago
A Microsoft tem estudado a possibilidade de fazer algumas alterações e melhoras bem específicas no Windows 11 ao longo dos últimos dias. Nesse caso, a nova mudança será feita na limitação de tamanho das partições FAT32 no sistema operacional. Anteriormente, o limite dessas partições era de 32 GB, apesar do FAT suportar até 2 TB de memória.
Mas agora, em uma postagem publicada no blog do Windows, a equipe responsável pelo sistema operacional compartilhou um comunicado em que explica que ao formatar discos a partir da linha de comando usando o “Format”, é possível agora contar com um limite de até 2 TB, um salto muito maior do que o que tínhamos antes nesse mesmo estilo de formatação.
Essa melhoria de limitação foi testada na versão mais recente de testes do Windows 11 Canary. Até o momento, esse limite de tamanho das partições está sendo removido apenas da linha de comendo de formatação. Ou seja, a caixa de diálogo de formatação continuará mostrando um limite de tamanho FAT32.
A única esperança de uma mudança maior é no Windows atualizar esse recurso que há muito tempo foi deixado para escanteio. Originalmente introduzido no Windows 95, já fazem mais de 30 anos que a limitação de 32 GB foi implementada oficialmente.
Apesar de ter tido o limite de partição para FAT32 aumentado, a opção ainda conta com um limite de tamanho de até 4 GB para os arquivos individuais. O FAT32 não é uma opção tão usada atualmente, pelo menos não em comparação com o exFAT, mas ainda, sim, pode ser visto em dispositivos mais antigos a qual exigem unidades USB e cartões SD formatados em FAT32.
Comentários