Tech 28 Ago
A empresa AST SpaceMobile está perto de lançar seus primeiros satélites no espaço. Nesse sentido, a ideia da empresa é enviar os equipamentos para proporcionar conexão direta entre rede espacial e celulares, sistema também conhecido como D2D. A própria companhia forneceu as informações esta semana.
Segundo ela, esses satélites serão colocados em órbita por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX. A ideia é que esses equipamentos possam se estabelecer na órbita baixa da Terra após serem enviados da base aeroespacial Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos). Além disso, eles devem fornecer banda larga para operadoras no país e em outras nações selecionadas.
Vale lembrar que a AST Space Mobile possui acordos com 45 teles, espalhados por diversos lugares do mundo. Ainda assim, o serviço será disponibilizado somente para as operadoras AT&T e Verizon nesse primeiro momento e usarão a faixa de 850 MHz. A empresa ainda emitiu um comunicado no qual diz que os satélites foram projetados para serviços de dados, voz e vídeo.
Abel Avellan é fundador, presidente e CEO da companhia e comentou sobre a novidade:
Este é um momento crucial para a AST SpaceMobile, pois trazemos nossa visão para melhorar a conectividade celular globalmente, com o apoio de nossos parceiros estratégicos e o compromisso inabalável de nossa equipe.
A AST SpaceMobile também disse que os equipamentos foram projetados para habilitar aplicações governamentais não relacionadas à comunicação. Por enquanto, a novidade estará na faixa de testes e tem como meta atingir 100% de cobertura nos EUA, tendo seu sinal trafegando por mais de 5,6 mil antenas de telefone.
De acordo com a empresa, ela ainda tem mais 17 satélites em construção e a ideia é que eles sejam lançados me 2025. Inicialmente, cinco satélites BlueBird devem ser enviados no dia 12 de setembro.
Pelos lados do Brasil, confira a aprovação da Telebras para proporcionar conexão via satélite e os planos da China de lançar constelação de satélites para concorrer com a Starlink.
Comentários